sexta-feira, 17 de junho de 2011

PARABÉNS MÃEZINHA!

           Hoje (dia 17 de junho) minha mãe está completando 92 anos!

           Já imaginaram o que é viver 92 anos?

          O que ela viu, as concessões que precisou fazer, os reajustes da moeda, a moda indo e voltando, os novos valores, a tecnologia, a correria, a violência, as perdas, o futuro e o passado tão presentes, mudanças radicais.

          Minha mãe se chama Conceição e é parente distante de Getúlio Vargas.

          Já operou catarata nos dois olhos e lê compulsivamente, nos últimos tempos com o auxílio de uma lupa. "Devora" diariamente todo o Correio do Povo , antes de dormir sempre um romance (de Danielle Steel a Jorge Amado e Nelson Rodrigues), além de poemas e revistas que antecipam as novelas, pois diz não gostar de sofrer, preferindo assistir as cenas sabendo do desenlace (depois fica contando).

         Acho minha mãe bonita (julguem vocês mesmos), além de extremamente simpática, sempre oferecendo seu melhor sorriso a todos que por ela passam.

        Generosa, abre mão de tudo pela família e pelos amigos.

        Religiosa, passa horas com seus santos, seu terço, sua Bíblia.

       Nunca reclama de nada, nem diz que no seu tempo era melhor. Compreende todos os modernismos e aceita com tranqüilidade os conceitos das novas gerações.

        Politiqueira (como boa Vargas), conhece os políticos e tem opinião formada sobre o desempenho deles. E não deixa de votar.

        Não perde jogo do Internacional e da Seleção Brasileira, assinou o canal que passa todos os jogos para assistir com os netos e bacias de pipoca.

       Incapaz de uma grosseria, um desacato, uma maledicência. Quando não tem saída, prefere ironizar sutilmente.

       Encantada com os filhos, os netos e os bisnetos, brinca de carrinho e pescaria com o Lucas (sete anos) e de bonecas o dia todo com a Bruninha (três anos). Dá gosto de ver!

       Enfim, com esta lucidez, esta simpatia e esta saúde vale muito a pena viver 92 anos!

        Parabéns mãe querida! Tenho o maior orgulho de ser tua filha!


2 comentários:

Maria da Graça disse...

Querida D. Conceição, tenho a senhora na familia desde que me conheço por gente, amiga da minha mãe e mãe da minha melhor amiga de infância, juventude e da vida toda. Amiga da minha sogra tb ,foi na sua sacada que conheci meu primeiro namorado, hoje meu marido.
Quantas noites dormia...na sua casa depois dos bailes...não podíamos fazer barulho para não acordar o seu Ramos(aí mesmo que me dava vontade de rir...).Sinto muitas saudades da senhora por perto, com seu sorriso,seu carinho,seu bom humor, de dar uma pssadinha na sua casa na Mariz e Barros. Um beijo muito carinhoso e que Deus continue lhe abençoando por muitos anos mais.

Marília Cechella disse...

Maria Luiza, desejo que ainda sejas abençoada por muito outros anos de convívio estreito com a tua querida mãezinha.

A cada leitura que faço sobre a personalidade de Dona Conceição, só posso admirá-la cada vez mais.

Muita saúde e alegrias à essa mulher singular, que ainda nos dá exemplos de bom viver.

Salve, Dona Conceição! Parabéns e muitos novos anos de vida plena! - como tem feito até aqui.