sábado, 29 de agosto de 2009

IDADE DA ALMA

Meus amigos espíritas, doutores em reencarnação, talvez pudessem explicar melhor o que sinto em relação à idade da minha alma e do meu corpo. Sinto como se minha vida mais marcante tivesse pertencido ao século XIX; nas roupas, nos costumes, nos valores, no romantismo, nas danças, nos saraus, nas cavalgadas, nos fogões à lenha. Enfim, parece que trago guardadas lembranças e sensações muito nítidas de um tempo em que , cronologicamente, não vivi. Gosto muito de olhar fotografias antigas, de parentes ou mesmo de desconhecidos. As do tempo dos meus avós e até da juventude da minha mãe eram fotos muito bonitas, com cabelos frisados, lábios marcados, colares de pérola, chapéus elegantes. Em compensação, vendo os álbuns de fotos antigas dos meus amigos no orkut (e os meus também) é uma desolação! Como era feia e desalinhada a juventude dos anos 60 e 70! Os rapazes com ternos justos, surrados, mal cortados, com gravatas espalhafatosas, em completo desalinho. Cabeludos, com cabelos maltratados e sem corte, tinham cara de bêbados na maioria das fotos. As moças usavam minissaias inacreditáveis, nem sempre favorecendo seus corpos. Os cabelos armados, com coques estranhos cheios de laquê, cigarros em quase todas as mãos, rostos colados nos bailes, enfim, sensações boas de serem vividas mas muito feias de serem apreciadas, algo assim como antiético e antiestético. Claro que existe o fator "moda" e que nos habituamos a ver certo tipo de roupa numa geração que não nos causa maior estranheza. Agora, aqueles calções curtos e justos dos jogadores de futebol, por exemplo, eram feios de doer. Enfim, minha alma se rejubila com fotos antigas e não consegue se identificar com estas mais recentes, de uma juventude que nem está tão distante assim. Por que ficamos tão mais simples, com roupas de má qualidade e adereços idem? Terá a ver com o poder aquisitivo das pessoas? Com a falta dos empregados? Com a praticidade da vida moderna? Ou com a rebeldia dos anos 60? Parece que atualmente estamos melhorando, já não vejo gente tão desmazelada nas fotos atuais. Mesmo as crianças fazem melhor figura com as modinhas criadas para eles. Dê uma olhada nas suas fotografias. Talvez me dê razão.

Nenhum comentário: