domingo, 9 de dezembro de 2018

ABSURDO!!!

                       Há muitos anos tenho este blog, que intitulei SIMPLESMENTE MARIA.
                   Mais de 1400 textos estão aqui registrados e a maioria deles está nos meus livros também, que já somam catorze. 
                  Como saio pouco, depois que me aposentei, que comecei a cuidar de netos e a atender minha mãezinha com 99 anos, frequento com regularidade algumas redes sociais, especialmente o Facebook. 
                      Lá coloco os links para os textos que publico aqui, a fim de facilitar o acesso dos leitores. Faço isso há muito tempo!
                    Semana passada, começou a circular no WhatsApp um texto meu, que escrevi em 2011, publiquei aqui e depois no livro "Simplesmente Maria" em 2012.  O título do texto é "Ser alegretense é..." e foi escrito para um grupo do Facebook chamado Alegretenses Desgarrados, que estava se formando e o então Presidente me solicitou um texto para servir de marco inicial.
                        Sete anos depois, alguém resolveu copiar o texto e enviar para algum grupo e as pessoas foram gostando e espalhando de uma forma incrível . Viralizou na internet! Chegaram a enviar para mim! Só com um pequeno detalhe - esqueceram de colocar a   autoria! Assim, virou texto de ninguém. Lamentavelmente.
                         Quando recebi, obviamente, reclamei a autoria. Algumas pessoas (inclusive até as que nem simpatizavam comigo) postaram meu texto em suas linhas do tempo do Facebook e, aos poucos, meus amigos e leitores começaram a protestar e a dizer que o texto era meu.
                           Achei que colocar o link do texto aqui do blog, de sete anos atrás, seria o ideal para esclarecer  a questão da autoria. E coloquei no Facebook, como faço sempre. E meus amigos e leitores logo começaram a compartilhar. Como sempre fazem.
                            Qual não foi minha  surpresa ao me ver bloqueada, impedida de colocar links do MEU blog por conta de "uma denúncia"!
                             Quer dizer que reclamar um direito seu, registrado como sua propriedade em direitos autorais é passível de bloqueio, por conta de uma denúncia mentirosa e vazia de um(a) malfeitor(a) frustrado(a) que não tem capacidade de criar e não aguenta assistir o sucesso dos outros?!
                               Minha decepção com o Facebook é imensa! Sem nenhuma análise, sem nenhum critério já vão bloqueando qualquer um que tenha sido denunciado, seja pelo crápula que for!
                                  Nunca publiquei spams, fujo das Fake News, nunca plagiei ninguém e só publico aquilo que eu mesma escrevo.
                                Acho, portanto, um absurdo o que fizeram, inqualificável! A pessoa que denunciou não merece nem ser lembrada e esta rede social perdeu o encanto para mim.

 

Nenhum comentário: