quinta-feira, 25 de outubro de 2018

DISCURSO NA CERIMÔNIA DE ENTREGA DA COMENDA DO MÉRITO OSWALDO ARANHA


Exma. Sra. Prefeita de Alegrete – Sra. Cleni Paz da Silva
Autoridades presentes.
Dr. Cyro Alfredo Leães.
Amigos.
Alegrete é uma terra única, onde “santo de casa também faz milagres”.
Mais uma razão para ter os filhos mais amorosos e dedicados do mundo, aqueles que, antes de se identificarem como brasileiros e gaúchos, enchem o peito para se declararem “alegretenses”.
Terra de homens e mulheres ilustres e notáveis, da estirpe de um Mário Quintana, um Oswaldo Aranha, uma Maria Terezinha Leal Santos (professora e primeira vereadora de Alegrete), um Sérgio Faraco, dos Fagundes e de tantos outros.
Uma cidade campeã em Centros de Tradições Gaúchas e Escolas de Balé, por exemplo, porque a tradição por aqui anda ao lado da arte e o progresso se nutre dos feitos do passado. Aqui as crianças aprendem a conhecer, respeitar e usufruir da sabedoria dos que vieram antes delas e abriram caminho para as novas gerações.
Hoje, mais do que nunca, gostaria de ter aqui o meu pai. Um pai que certamente estaria muito orgulhoso da filha que ele ensinou a valorizar o conhecimento, a cultura, as letras, as artes e a verdade acima de tudo.
Desde o momento em que, feliz e emocionada, recebi a indicação da Prefeita e de outros departamentos culturais da Cidade para esta homenagem, foi em Seu Ramos que eu mais pensei. Oxalá ele possa estar me acompanhando em outro plano, outra dimensão!
Ficaria ainda mais feliz se a minha família pudesse estar aqui presente. Minha mãe, meus irmãos, meus filhos, meus netos. Infelizmente, a idade avançada da nossa matriarca, a distância e os compromissos de trabalho e escola não permitiram que eles viessem. Meu marido Paulo e amigos queridos, que sempre me acompanham e prestigiam, suprem esta falta. A eles o meu reconhecimento e o meu carinho.
Receber a Comenda do Mérito Oswaldo Aranha tem um significado imenso para mim! E me sinto cada vez mais pertencente a esta terra onde nasci, estudei, lecionei, trouxe meus filhos ao mundo e deixei minha alma morando ali na Mariz e Barros, enquanto seguia para os novos rumos aonde a vida me levava.
Ser agraciada junto ao Dr. Cyro Alfredo é uma grande honra. Ele, que é filho do Dr. Cyro e da dona Suzy, regente do Orfeão Carlos Barone onde cantei por oito anos. Fomos criados nos lados opostos da Praça Getúlio Vargas e aprendemos o valor da nossa terra e da nossa gente com os nossos pais. Dr. Cyro que congrega os alegretenses desgarrados na casa do Alegrete, na capital.
Alegrete tem me proporcionado homenagens e alegrias ímpares! Como ter sido Patrona da Feira do Livro em 2017, recebida em várias escolas e regiamente homenageada neste ano, por ocasião da Feira, no Polo do Durasnal, na Escola João André Figueira, que hoje se encontra representada aqui.
Mesmo tendo saído daqui há tantos anos, sinto-me completamente entrosada e pertencente a esse “baita chão” e a esse povo tão parecido comigo, tão meu.
Agradeço, de coração, a todos os órgãos culturais e às pessoas que indicaram meu nome para esta honraria. Vou continuar me esforçando para merecer, cada vez mais, o respeito e a consideração dos alegretenses.
Para encerrar, uma frase de Oswaldo Aranha que elucida bem este momento e a sua abrangência na vida da cidade, da prefeitura e, principalmente, dos homenageados.
“Não serve a ninguém o homem que só de si se serve e só a si quer servir.”
Muito obrigada!

3 comentários:

ana luiza Carivali disse...

Menina que emoção de ler tão belas palavras que tocam funfo.Parabéns por esta conquista cara Comendadora,que tua caminhada seja plena de tuas conquistas.Parabéns desta Alegretense que tem a honra de fazer parte do grupo de amigos.

Ana Luiza disse...

Menina que emoção de ler tão belas palavras que tocam fundo.Parabéns por esta conquista cara Comendadora que tua caminhada seja plena de conquistas.Parabéns desta Alegretense que tem a honra de fazer parte do grupo de amigos.
d

Juçara Macedo Moro disse...

Parabéns amiga pela bela homenagem que recebeu, e pelas escrituras que nos emociona e enriquece nossa alma de desgarrados da nossa terra,que nos remete aos familiares que lá estão. amigos que fizemos ao longo da juventude e da escola, tudo fica mais bonito através das sua palavras. Muito obrigada