quinta-feira, 14 de julho de 2016

Prefácio e Orelha do PIMENTA DE CHEIRO. (2013).



                               PREFÁCIO 

Estive revendo o filme de Antonioni, Blow-up  (Depois daquele beijo), em que o personagem  principal é um fotógrafo de moda, Thomas, o qual só sente e interpreta o mundo através de suas lentes, ao ponto de só crer como real aquilo que ele registra com elas, chegando a duvidar  do que ele vê  a olho nu.
Maria Luiza é uma escritora que vê e interpreta a vida, os sentimentos e as situações através da palavra escrita, com tanta competência, habilidade e naturalidade que a gente pensa ser esta é sua lente para fotografar e interagir com o mundo.  E é, conforme ela explicita na apresentação de seu livro anterior (Simplesmente Maria):
“Escrevo porque respiro e transpiro pelas palavras. Escrevo para não sufocar, para sublimar, para entender...”
Acompanhei o início de sua trajetória desde seu primeiro livro (Gazeteando), do surgimento tímido até o seu desabrochar como cronista à medida que se avançava no tempo. Acompanhei e gostei.
Já em seu segundo livro (Simplesmente Maria) ela tece em suas crônicas a poesia do cotidiano, podendo ombrear com os grandes cronistas brasileiros que fizeram deste gênero literário a sua melhor forma de expressão.
Hoje, com Pimenta de Cheiro, ela atinge o pináculo de sua arte, com suas crônicas sobre os mais variados assuntos, perfeitas em conteúdo e apresentação, completando de maneira brilhante um ciclo de sua vida literária e preparada para alçar novos vôos, em outros gêneros, sem deixar de escrever suas crônicas que são o deleite de quem a acompanha.
Leia e aproveite o que de melhor Maria Luiza escreveu e nos traz neste livro.

FRANCISCO CARLOS D’ANDREA
Cronista bissexto e temporão do Alegrete de antigamente.



ORELHA:

                   Maria Luiza é como ela mesmo se define no título do seu blog: Simplesmente Maria...Luiza!

                 Menina atenta que observou a vida, aprendeu, desfrutou,  sempre com a marca do desejo de voar, como boa filha de homem alado que é, com  aquele desassossego de aproveitar as potencialidades que reparte, generosamente, com os leitores, esparramando em textos alguns pedacinhos de vida, onde mistura o que  diverte, questiona, contesta e protesta.
                  Como leitora fiel dos pedacinhos de Maria Luiza esparramados nos textos que escreve, vejo que ela busca, na trajetória do seu tempo, registrar o que descobriu,aprendeu e desfrutou e depois nos oferece em deliciosa leitura de maturidade e sabedoria.
                  Fica, então, a sugestão de que provem  este livro, elaborado com a junção de tantos temperos escolhidos pela vida e apresentados nesta receita que dá gosto sem arder, naturalmente e tão simplesmente... Maria Luiza!

Gilda Souto
Odontóloga e leitora do Alegrete


 

Nenhum comentário: