terça-feira, 19 de julho de 2016

O PRAZER DA LEITURA



                          Sabe o valor de uma fé verdadeira, daquela que nos faz ter esperança e nos consola? É um dogma, um dom, nem todos sentem a felicidade e o conforto de acreditar verdadeiramente e confiar.
                         Com a leitura acontece algo parecido, sendo que é bem mais fácil adquirir esse dom, esse prazer, caso os primeiros livros sejam apresentados corretamente à criança e ao jovem.
                         Infelizmente, muitos professores são mal preparados e acabam por sufocar qualquer prazer, exigindo que os alunos leiam sempre os mesmos livros (um daqueles poucos que o professor conhece) e ainda fazendo aquelas indefectíveis fichas de leitura, para comprovar que leu. Não pode haver prazer na leitura com tantas cobranças, nem com tantas perguntas. O leitor quer terminar o livro e ficar saboreando a leitura, refletindo sobre ela, no máximo comentando com alguém sobre aquilo de que mais gostou ou desgostou.
                         Os pais não ajudam muito quando mandam os filhos “ler de castigo”, como se a leitura os tivesse privando de fazer alguma outra coisa mais prazerosa que eles perderam o direito de usufruir; quando o livro deveria ser prêmio, objeto desejado, fonte de prazer.
                        Criança que ouve histórias logo aprende a valorizar e amar os livros. Depois, dependendo do enredo das histórias, vai se desinteressando. Outra questão é a dificuldade que os pais têm de escolher livros adequados para os pequenos. Preferem os de grandes ilustrações e pouco preço, geralmente vazios de conteúdo. A criança logo perde o interesse e passa rabiscar nos desenhos.
                          O prazer da leitura é uma dádiva! Quem gosta de ler não sente o tempo passar, suporta longas esperas e longas viagens, nunca se sente só e seus horizontes se tornam cada vez mais amplos. Quem gosta de ler adquire cultura mesmo com poucas viagens, conhece muitos lugares para onde nunca foi e personalidades variadas. O mundo interior de quem lê é sempre povoado, rico, denso. Poucos prazeres se comparam à leitura para quem descobriu o verdadeiro prazer que os bons livros proporcionam.
                         É triste ver quem demora horas para ler um parágrafo, denotando pouca familiaridade com as letras, ou quem sente sono assim que começa ler, numa falta de hábito flagrante. São pessoas que aprenderam a receber tudo mastigadinho nas telas da TV ou do computador e não desenvolveram a capacidade de imaginar, de criar os personagens e os fatos a partir da descrição do autor.
                          Se você recém está começando a ler, persevere! Um mundo bem melhor pode passar a fazer parte do seu cotidiano.
                          Se você tem filhos, netos, sobrinhos, afilhados, escolha livros interessantes e os presenteie sempre com eles. Isso vai falar muito bem sobre você e também ajudará a construir um legado de valor imensurável na vida daqueles que você ama.
                          Um livro é uma porta mágica que se abre para um mundo maravilhoso, emocionante, importante e nos conduz por ele, mostrando a grafia correta das palavras, a forma mais adequada de formar as frases e parágrafos, ampliando nosso vocabulário e nosso conhecimento.
                          Leia muito, leia sempre e, aos poucos, não conseguirá mais passar sem ler. Nesse momento, você terá descoberto o verdadeiro prazer da leitura e estará acompanhado para sempre!





Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida Maria!
Nunca me fizeram deixar de gostar de ler e escrever... graças a Deus!
Bjm muito fraterno