terça-feira, 10 de maio de 2016

SINCERIDADE VIRTUAL



           
          É possível ser sincero neste mundo que se esconde por detrás da tela do monitor?
         Claro que é possível, é viável e é o que mais acontece na comunicação via internet entre pessoas de boa índole, bom caráter, boa formação.
         Não me reporto à comunicação entre os muito jovens, porque esta é atípica, criada dentro de um código de letras, sinais e ética próprios, ao qual nunca tive interesse em acessar.
        Falo das pessoas que aprenderam a substituir as cartas e os telefonemas por este contato mais barato, mais rápido e às vezes mais producente.
        Estas pessoas, quando mentem, geralmente acontece no que diz respeito à sua aparência externa, às marcas do tempo difíceis de assumir e de escancarar logo de saída. Fazem-se passar por mais jovens, mais elegantes, mais bem postas na vida, pelo menos até granjear uma simpatia ou uma afeição menos superficial.
         A questão é mais complexa: existem pessoas verdadeiramente lindas, jovens e vazias, incapazes de manifestar uma ideia interessante que seja, constituindo-se num tédio abissal.
         Como existem pessoas velhas, disformes, feias, com uma capacidade ímpar de espalhar simpatia, sabedoria e beleza ao seu redor.
         Até que ponto "mente" aquele que se faz passar por alguém de melhor aparência, com menos idade, situação mais confortável se o que diz, ou escreve, tem o dom de encantar seu interlocutor?
         Afinal, o que as pessoas procuram num contato virtual? Não será um alimento espiritual, uma parceria de ideias, uma manifestação de sentimentos? Nesse caso, que influência teria uns quilos  ou umas rugas a mais, ou mesmo um saldo bancário menor?
        O mundo "real" já possui uma escala de valores cruel, distorcida, injusta. Será que o mundo virtual precisa acompanhar esta inversão também? Será que até aqui só vale a "casca"?
        Mas ela , mesmo para os belos, dura tão pouco...









Um comentário:

Jeanne Geyer disse...

logo logo vou assumir tudo, inclusive idade. já queria assumir faz tempo, a minha irmã disse que ng dizia idade, pra que eu iria dizer? de resto creio que da minha parte não existem enfeites, apenas essa omissão, por sinal comum fora da rede.mas não sei não, acho que dentro ou fora da rede não devemos revelar tudo, um pouco de mistério é mais charmoso... bjs!!