domingo, 3 de abril de 2016

RODA GIGANTE



                            O mundo é uma grande roda gigante. A vida é uma roda gigante. Nós estamos nela, ora em cima, ora embaixo, ora deslumbrados com a paisagem, ora amedrontados pela altura, ora entediados pelo voo raso, ora enjoados de tanto rodar.
                             Num lado da roda o sol é esplendoroso, a vida corre lindamente e tudo prospera. Do outro lado, é tudo cinzento, sujo, pobre, sem beleza, sem esperança. Lá de cima os problemas ficam pequenininhos, distantes. Embaixo se agigantam, incomodam, desesperam.
                            Uns tentam resolver, remediar, alertar para os perigos, enquanto outros se limitam a admirar a paisagem. Já que a roda não é tocada por eles, que se há de fazer? O mecanismo é complicado, daria muito trabalho aprender a mexer nela, então, melhor deixar que outros façam isso.
                            E a roda segue rodando...
                            Volta e meia a engrenagem emperrada e mal conduzida dá um solavanco, de onde saltam alguns para a realidade, ou para o caos.
                            Uns gritam para o condutor, outros reclamam das peças sucateadas e da falta de supervisão e há os que apenas apertam mais o cinto e seguem olhando ao longe, como num sonho, como se tudo aquilo não lhes dissesse respeito.
                           Tão mais fácil ser dependente do que responsável!
                           Se cair, eu não tive culpa. Se emperrar, não depende de mim. Se alguns gritarem, é problema deles. Se o perigo está no solo, olho para o céu. Se as nuvens estão pesadas, viro a cabeça para o chão, para as flores. Se de um lado está feio, desabando, olho para o outro lado à procura do que está melhor, ou fecho os olhos e começo a sonhar. Não quero me envolver, não quero me comprometer, não quero me incomodar. Sou assim... Gosto de coisas boas, bonitas, alegres, coloridas, longe de mim essa gritaria, esse pânico, essa confusão onde ninguém se entende. Eu fora!
                         E a roda, mesmo aos solavancos, segue rodando...
                        Quando tudo estiver feio, em cima, embaixo, de um lado e do outro, alguns vão arregaçar as mangas e tentar consertar, sujando a roupa, machucando os dedos, reclamando das peças gastas e superfaturadas que colocaram toda a roda em risco.
                        Outros começarão a rezar, a pedir milagres, a procurar salvadores da pátria.
                        E há também os que vão desembarcar da roda, sem esquecer de levar nenhum pertence e procurar outra roda, quiçá num outro lugar, onde possam continuar placidamente apenas apreciando a paisagem, certos de que alguém fará sua roda rodar, sem que, para isso, eles precisem mexer um dedo sequer, ou se distrair de seu lazer.
                       E a roda, por enquanto, ainda continua rodando...





3 comentários:

Dora lúcia M Dorneles disse...

Maravilhoso, como sempre!!! Estamos vendo as engrenagens enferrujadas, mas as pessoas continuam na roda...e a vida segue!!! Te desejo sucesso, sempre, amiga!!!
bjs

Marilia disse...

Muito realista! Parabéns pelo texto e pela análise bem feita, Maria Luiza.

Marilia disse...

Muito realista! Parabéns pelo texto e pela análise bem feita, Maria Luiza.