quinta-feira, 7 de abril de 2016

CORAGEM




                    “A vida é combate que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar.”

                     Você se acha corajoso?

                     Ter coragem é não ter medo?

                     É enfrentar, não fugir, ou também ousar?

                     É mais corajoso quem não tem medo de injeção, ou quem questiona a necessidade dela?

                     De arma na mão qualquer um é valente. E valentia é igual à coragem?

                     Penso que um dos maiores desafios do ser humano é aprender a dizer “não”. Paradoxalmente, este é o monossílabo mais ouvido na infância. Não se pode tocar em nada e quase tudo o que nos dá prazer é proibido e sacramentado com um sonoro “não”. Depois, nos ensinam a dizer sim para tudo e vamos morrendo de cansaço para fazer tudo o que nos pedem, ou nos mandam fazer. Pais permissivos criam filhos frouxos, ou mimados. Pais linha dura ensejam uma prole contida, acovardada, submissa. A liberdade só chega no dia em que criamos coragem de encarar nosso algoz e lhe dizer, calma e positivamente, um sonoro “não”. Talvez essa seja uma das primeiras e mais importantes demonstrações de coragem que temos na vida.

                     Depois, vem a coragem de ir em busca dos seus sonhos, estejam eles aonde estiverem.

                    A coragem de seguir em frente, sem olhar para trás, desde que convencidos que aquele é o rumo que escolheu para sua breve caminhada na vida.

                    Coragem para mudar de emprego, mudar de cidade, mudar de cônjuge, mudar de planos.

                    Raríssimos seres humanos chegarão ao fim da vida com a certeza de que viveram plenamente as suas escolhas. A grande maioria foi se acomodando, como as melancias num caminhão carregado, achando um lugarzinho a cada solavanco.

                   Quanto mais frustrados, mais podam sua descendência!

                   Nem todos sonham alto, ou sonham longe, ou sequer sonham. Para muitas pessoas, a vida em seu quadrado é o que querem para si. E não há porque questioná-las.

                   A coragem é necessária quando os sonhos se agigantam, quando os limites sufocam, quando a ampulheta escorre rápido demais.

                   Muitas pessoas gostam de repetir à exaustão que não se arrependem da nada do que fizeram na vida. Curiosamente, são as pessoas que menos ousaram, que menos realizaram que repetem mais esse chavão, desgastado e torto, porque dos erros só os loucos, ou os irresponsáveis não se arrependerão.

                  Coragem para ir atrás do amado que terminou o romance pela internet para ouvir dos lábios do próprio, com os olhos no olhos, a sentença de morte.

                  Coragem para viver, para enfrentar os próprios medos, as próprias limitações, as dores do corpo e da alma e seguir em frente, procurando o sol atrás das nuvens, ou a chuva que lava e purifica, ou o vento que leva e traz as melhores lembranças e os gratos perfumes.

                   Coragem de viver!













Um comentário:

Ana Luiza Carivali disse...

Coragem é um desafio diário .Coragem de sair de casa para estudar, casar, ,criar filhos, trabalhar, enfim, coragem de viver desafios, sim sou corajosa.