quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SEMPRE AS MELHORES

                             Volta e meia me deparo com alguns rankings elegendo os melhores disso e daquilo.
                               Aqui em Santa Catarina, então, as tais pesquisas sempre apontam o estado como o melhor em quase tudo. Até em setores sobre os quais temos dúvidas, morando aqui. O que sei é que, com essas falsas metas alcançadas, a secretaria de turismo conseguiu inchar Florianópolis de uma maneira que, no verão, ela simplesmente não anda mais.
                                Uma cidade que não foi planejada, com ruas estreitas, uma única ponte para ir, outra para vir, já que a Hercílio Luz é  só cartão postal e saco sem fundo de dinheiro, quando chegam os milhares de turistas o trânsito para, gerando mais engarrafamentos até do que em São Paulo.
                                  Dia desses um motorista de táxi me falou que os turistas vêm passar férias aqui e depois só voltam em casa para pegar a mudança, achando que vai ser sempre verão, que vão tomar banho de mar o ano inteiro e que as atividades culturais são mesmo intensas. Ledo engano!
                                   Leio aqui que, num estudo feito pela revista Isto É, a cidade de Itajaí -SC foi eleita  a melhor cidade de médio porte do Brasil em 2015. E que Congonhas (MG) foi eleita a melhor cidade de pequeno porte e Curitiba (PR) a melhor cidade de grande porte do Brasil em 2015.
                                     Não conheço Congonhas e Itajaí só de passada, mas Curitiba conheço bem e concordo que é um cidade linda, limpa, ampla e com um arzinho frio de serra que eu adoro!
                                   Para muitos, o que estraga Curitiba é o clima, o pouco sol e a falta do mar. Eu, que gosto de frio e de inverno, acho perfeita! Lá a gente não anda melada, grudenta e o ar da manhã parece mais puro, descendo da serra, revigorando. Sei que, não fossem os filhos e netos por aqui, eu moraria feliz na capital paranaense. Com aqueles lindos parques, shoppings grandiosos, acho que me acostumaria logo a só ver o mar de vez em quando. Afinal, nasci e me criei no interior do Rio Grande do Sul e só fui conhecer o mar já bem grandinha!
                                      É claro que existem mais gordos em Curitiba, o clima estimula e eles fazem doces maravilhosos, com toda aquela miscigenação de alemães, ucranianos, poloneses e povos nórdicos. Além disso, não precisam desfilar de biquíni a cada final de semana.
                                   Talvez por isso também se saiam tão bem nos concursos literários, porque o clima favorece a leitura e  a escrita , o recolhimento, o olhar pra dentro.
                                   As belezas de Florianópolis foram feitas pelo Criador, as de Curitiba construídas pelo homem. Não receberam um lindo contorno pronto e que avenidas maravilhosas traçaram e como conservam tudo limpo e organizado! Desde a chegada no aeroporto já sabemos que estamos entrando numa cidade onde não se joga lixo no chão.
                                    Então, mesmo discordando de alguns rankings, com esse eu concordo: Curitiba é mesmo uma cidade linda de viver!




Nenhum comentário: