segunda-feira, 7 de setembro de 2015

BRASILEIRA SIM, COM MUITO ORGULHO!

Pátria minha, grande e menina, amada e criticada ferozmente pelos filhos seus. Como todas as mães. Só os filhos têm o direito de criticá-la e não a trocariam por nenhuma outra, porque mãe é mãe.
Não sou uma pessoa muito viajada, pelo menos do jeito tradicional de viajar, com malas, etc. Sempre viajei muito através dos livros e, depois, através da televisão, dos filmes, da internet. Há alguns anos, tive a oportunidade de conhecer alguns países da Europa, que era o maior sonho da minha vida. Amei cada lugar, cada momento, cada paisagem e em alguns lugares parece que eu já tinha estado, porque lera muito sobre eles ou vira nos programas de viagens que estou sempre assistindo.
Pude, então, melhor classificar o Brasil, comparando-o aos demais países. E descobri que nosso país é lindo, que o brasileiro é muito afável e que têm razão os "gringos" de quererem estar sempre por aqui. Claro que reconheço nossas dificuldades; a mais gritante, em comparação com os países que visitei, era a disparidade social, a riqueza ostensiva ao lado da mais absoluta miséria, a sub-vida de tantos brasileiros. Hoje, infelizmente, se se pude colocar um adendo ao nome do nosso país seria, sem sombra de dúvida, "pátria de corruptos". A cada dia ficamos mais estarrecidos com as descobertas de incomensuráveis falcatruas, propinas e desvios dos cofres públicos, a par do inchaço nos cabides de emprego eleitoreiros, que acabam de dilapidar as parcas reservas que escaparam das malas fraudulentas.
Nosso Brasil comemora muitos aniversários. Um deles é em abril, dia 22, data do seu "descobrimento", ou melhor, data em que os índios aqui reinantes perderam a paz com a chegada das naus portuguesas. Outro é em setembro, dia 7, quando um imperador português - D. Pedro I, resolveu nos libertar de Portugal. Não sabemos até que ponto ele queria tanto a nossa independência, ou se foi mais um acerto entre nobres colonizadores. O fato é que, pelo menos nos papéis, ficamos donos do nosso nariz. Claro que há controvérsias, todavia não é meu intuito escrever um tratado de história, nem teria competência para tanto.
A verdade é que amamos o Brasil, apesar dos seus problemas, ou exatamente por eles. Políticos de todas as vertentes afiam suas armas nesse 7 de setembro e saem farpas para todo lado. Parece que muita gente não entende que não existe orquestra de um instrumento só e que cada partido, cada ideal, cada programa é necessário ao Brasil, desde que bem afinados, é claro, individualmente e entre os demais. Só assim, com este som polifônico, o país poderá melhorar. Tudo que é excludente, simplista não agrega valores, não aumenta nada, só diminui.
Sabiam que há um imenso painel do nosso Portinari na sede da ONU? E que ele nunca pôde vê-lo montado porque era comunista? Que morreu intoxicado pelo chumbo das tintas, cinco anos após concluir o painel?
Conflito de ideias, empobrecedor como todos.






Nenhum comentário: