sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ADORO ESTUDAR!





                      Todo meu lazer, minha própria vida depende da visão.

                      Só sei esperar, ou me distrair lendo, escrevendo, pesquisando, fazendo palavras cruzadas. Fora isso, dá pra contar nos dedos de uma só mão o que me dá prazer.

                     Hoje, esperando a Bruna acordar, fiquei completando as cruzadas do jornal que acabara de ler. Pois não é que lembrava até das batalhas da Guerra do Paraguai! Grande dona Maria Inácia, professora de História, chego a ouvir seu sotaque sibilante descrevendo-as para nós.

                      Rios, flora e fauna das regiões, tudo ficou registrado pelos excelentes professores que tive no Instituto de Educação “Oswaldo Aranha”, no meu Alegrete.

                     Um bom professor faz toda a diferença no aprendizado.

                     Meu filho menor, que é o maior em tamanho, disse que numa concorrida seleção para uma escola daqui parecia que a professora de Geografia falava para ele as respostas em voz alta, tanto fixara o conteúdo nas aulas dela.

                     Que pena que isso está tão mudado, que os professores estão tão desvalorizados, que colar respostas do Google parece preencher todas as necessidades de conhecimento das novas gerações.

                    Era tão gostoso estudar, entender, fazer resumos, esquemas, questionários até compreender e memorizar tudo! E esse é um conhecimento permanente, pois fixado em base sólida e não apenas circunstancial, como esse outro advindo dos “macetes” dos cursinhos pré-vestibular.

                   Meu filho mais velho ficava surpreso com os meus conhecimentos de Genética, Nutrição, Biologia. Isso porque não fora, como eu, aluno da Dra. Eliza Marczyk.

                  Enfim, estudar é muito bom!

                  Aprender de verdade, com gente preparada, vocacionada e que sabe transmitir conhecimentos é melhor ainda!

                   E você, lembra de algum bom professor, que se perenizou em sua memória?

                   Tomara que sim!



Crônica publicada no meu livro PIMENTA DE CHEIRO.



Um comentário:

Francisco Carlos D'Andrea (francari) disse...

Professores do IEEOA, de Alegrete -RS: inesquecíveis todos, alguns mais marcantes.
Como esquecer de Aglaci D'Andrea, que me preparou para o exame de admissão ao Ginasial, quando eu fizera apenas até o penúltimo ano do primário?
Como esquecer de Vanda Trindade, professora de matemática, que me ensinou a pensar logicamente no Ginasial?
Como esquecer Afif Salomão Ieffet, professor de Física no Científico, que me auxiliou na preparação ao Vestibular me emprestando os livros necessários?