quarta-feira, 3 de junho de 2015

CANTO DE SEREIA




                       Existem pessoas muito resistentes à leitura e passam pela vida sem ler sequer bula de remédio ou lista telefônica. São os chamados “analfabetos funcionais”, para quem a alfabetização não trouxe maiores vantagens e pouco fazem uso dela.
                       As crianças, por curiosidade ou melhor preparo das famílias e das professoras da Educação infantil, gostam muito de livros, de ouvir histórias, de juntar as letras para descobrir aquele mundo encantado.
                       Com o passar dos anos, professores mal preparados e, geralmente, sem verdadeira paixão pela leitura, obrigam os adolescentes a ler o que não têm vontade, cobrando, através das indefectíveis fichas de leitura, as respostas e conclusões que ele quer ouvir, sem o menor respeito pelo gosto próprio do aluno e por suas interpretações. A partir daí, a leitura passa a ser um fardo, cada vez mais pesado e enfadonho, do qual o aluno não vê a hora de se livrar.
                       Muita gente entra nas livrarias, alisa as capas dos livros e têm uma vontade autêntica de conseguir gostar de ler. Alguns não resistem e adquirem os livros, mesmo sabendo que não passarão das primeiras páginas, entremeadas de bocejos, numa leitura desatenta, desconcentrada, de olho no que se passa ao redor, ou até no programa da TV.
                      A crônica, por ser uma narrativa curta, com começo, meio e fim, permite que os novos leitores não se sintam frustrados por não conseguirem chegar ao fim da história. Gostam mais de umas, menos de outras, concordam com algumas, discordam de outras tantas, mas assim vão lendo e interagindo com o texto, exercitando a curiosidade e o interesse por um mundo que aquelas letrinhas miúdas descortinam.
                      Para o cronista, ser o canto da sereia para seus leitores, sobretudo para os novos, é muito gratificante.
                      Escrever de forma simples, mas correta, ajuda bastante. A erudição pomposa não cativa leitores, forma pequenos guetos de iniciados que pouco contribuem para a formação de um país de leitores.
                      A partir de agora, não resista ao canto da sereia, encante-se com ele e vá descobrindo, página por página, como o tempo passa depressa, como os problemas ficam em luz baixa, como seu espírito se alegra com esse novo alimento.
                      Boa leitura!






Nenhum comentário: