quarta-feira, 20 de maio de 2015

UM NOVO DIA




                          As pessoas acomodadas antecipam seu fim, mesmo sem querer. Com saúde, lúcidas, rendem-se aos achaques do passar do tempo e se julgam incapazes de novos voos e descobertas. É uma morte antecipada, uma resignação covarde, um dar de ombros para a vida.
                        Outras, lutando bravamente contra doenças mutilantes, brigam como peixes grandes no anzol para não se deixar capturar e, nesse embate, mesmo por vias transversas, estão testemunhando a vida.
                        Sempre é tempo de mudar, de aprender coisas novas, de conhecer novos lugares, de corrigir erros, de saborear a existência.
                        É lindo ver pessoas idosas saltando de paraquedas, concluindo uma faculdade, aprendendo informática, falando outro idioma, interessadas pela vida, sem julgar, em momento algum, que “já estão velhas para isso”.
                       Por que passar a vida sentindo saudades de si mesmo, do corpo, dos cabelos, da disposição, dos amores, das sensações? Enquanto estamos vivos devemos perseguir tudo isso, pois não há idade para amar e ser feliz.
                      Os filhos são o que temos de mais precioso na vida, os netos o encanto redobrado e adocicado, mas ainda estamos vivos, estamos inteiros, precisamos cultivar nossa própria vida, sem desperdiçar esse dom.
                      É claro que temos mais cicatrizes, pois as quedas, ao longo do tempo, foram se somando às derrotas, às perdas, às decepções, aos fracassos. Por outro lado, quantas vitórias!  Quantos sorrisos! Quanta emoção boa!
                     Ao invés de encarar tristemente o espelho, ou o cantinho dos remédios que só aumenta, que tal consultar um agente de viagens? Encarar a academia? Concretizar os antigos sonhos? Abandonar de vez os vícios?
                       Pecado é desperdiçar a vida, deixar a areia da ampulheta escorrer ao seu lado, enquanto você, inerte, se limita a suspirar.
Hoje é um novo dia. Com sol, sem sol, com chuva, com vento, frio, quente, seja do jeito que for, você viu amanhecer e está vivo, pronto para saborear cada instante do jeito que merece ser vivido.
                        Vamos lá, faça desse dia o primeiro do resto da sua vida! Vai valer a pena!



Nenhum comentário: