domingo, 4 de janeiro de 2015

PORQUE O ESCRITOR ESCREVE PARA SER LIDO



"Quem não me lê, não me conhece.
Escrevo porque respiro e transpiro pelas palavras. Escrevo para não sufocar, para sublimar, para entender o que se passa na minha cabeça. Escrevo para preservar minha sanidade quando o mundo me atropela. Escrevo porque, sem as palavras, sinto-me apenas sobrevivendo. Ou sobre morrendo.
           Escrevo quando sinto que preciso transbordar... e quero, cada vez mais e melhor, dominar a difícil arte de escrever fácil!
          De Alegrete - RS para Florianópolis – SC e para quem gostar de ler.
Páginas da vida, assim, do jeitinho mesmo que ela é."




“Sou adepta da escrita porque sou escritora e pratico constantemente o manejo das palavras.
Gosto de escrever meus sentimentos, pois só assim eles param de doer ou de exaltar, o nó da garganta afrouxa e a respiração volta ao normal, numa calma benfazeja. Parafraseando Fernando Pessoa (Livro do Desassossego), digo que escrevo o que sinto porque assim diminuo a febre de sentir.
Sei afiar as palavras e transformá-las em arma muito eficiente; no entanto, as palavras que mais aprecio são aquelas suavizadas pela maturidade, encantadas pelos filhos, adocicadas pelos netos, coloridas pelos amigos e incentivadas pelos leitores.”



                   "O escritor não escreve só porque gosta. Escreve porque precisa.
                 Para quem se comunica quase que exclusivamente através da palavra escrita, escrever é evitar o isolamento, burlar o ostracismo, interagir.
                 Palavras são bonitas ou feias, sonoras ou desafinadas. Quando em conjunto, devem se harmonizar e produzir algo que viaje ao encontro do interlocutor, ou leitor; que desbloqueie seus segredos, provoque sua sensibilidade e, de alguma forma, o transforme..
                Um povo leitor deixa de ser escravo de sua própria ignorância e consegue avaliar muito melhor sua passagem pelo mundo, fazendo melhores escolhas, determinando suas metas, alargando horizontes e se permitindo sonhar, divagar, viajar nas páginas que lê.
                Felizes são aqueles que sabem valorizar um bom livro, que custa mais barato que um batom, e se deixam abstrair por ele, ao invés de colocar sua vida num barco à deriva, ao sabor das correntes que vão e vem, como pêndulo enlouquecido, sem saber onde irão desembocar.
               O bom cronista sabe tornar interessantes fatos corriqueiros, que passam diante do nariz de todo mundo e só ele traduz em palavras; ou pinçar notícias publicadas pela mídia, enriquecendo-as com suas reflexões e fazendo seus leitores refletirem também.
                Nem tudo na vida é ficção e, em alguns dias, preferimos esmiuçar o cotidiano ao invés de criar histórias fantásticas. Este é o papel do cronista.
               E esta é a razão do título que escolhi para este novo livro de crônicas: NÃO BASTA VIVER... é preciso refletir a vida, escrever a vida e compartilhar  esta reflexão com o leitor."



               "Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida.
               Ou de vivê-la. Simulando nos textos a própria vida.
               Perdendo-se em devaneios por escrito, sonhando em prosa, concretizando em palavras o que não foi possível realizar no palco da existência.
              As palavras são para mim “corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas”. E não concebo nenhuma forma de realização, ou plenitude sem elas.
              “Que me pesa que ninguém leia o que escrevo? Escrevo-o para me distrair de viver e publico-o porque o jogo tem esta regra. Se amanhã perdessem todos os meus escritos teria pena, pois que em tudo isso ia toda a minha vida.”
(Citações de Fernando Pessoa no Livro do Desassossego)


  
Você pode encomendar  comigo o livro que quiser que eu envio pelos Correios para o seu endereço.
Cada um custa apenas R$ 20,00 e você só paga, por depósito bancário, quando receber o livro.






Este pacote promocional de férias permite que você escolha 3 livros por apenas R$ 50,00!
Aguardo sua encomenda.
Ler é muito bom!

baisa@matrix.com.br


Um comentário:

Líbero disse...

Eu gostaria de adquirir o seu livro NÃO BASTA VIVER. Como faço para comprar? Sempre que posso leio o que você escreve aqui.

Abraço

Líbero