quinta-feira, 2 de outubro de 2014

LUGAR DE VELHO É NA EUROPA




                   Maravilhei-me em duas temporadas do seriado inglês Downton Abbey. Como tudo o que é bom, um dia acaba. Mas as lembranças e as reflexões ficaram.
                  Como é mais fácil e mais digno envelhecer no Velho Continente! Sem falar na assistência total que recebem do Estado, os velhos vestem-se com dignidade, usam roupas discretas, pouca maquilagem, tem gestos contidos, muita cortesia e seus conhecimentos são valorizados. Isso mesmo. Mais do que respeito, eles têm valor!
                  Nos países do Terceiro Mundo, no Brasil especialmente, alguns velhos, com poucos espelhos, pouca visão ou pouca educação, usam biquínis e sungas minúsculas nas praias e piscinas, ostentando a decrepitude, chocando os mais jovens, como se fossem Adão e Eva no Paraíso e ninguém tivesse nada com isso.
                 Quem sabe também por isso, aqui, o adjetivo “velho” é sempre usado pejorativamente e nunca como sinônimo de maturidade e sabedoria.
                O desrespeito é total, nem mesmo as vagas para idosos são preservadas e nas filas os idosos precisam ficar ouvindo piadinhas de extremo mau gosto, como se o mundo pertencesse unicamente aos jovens e os velhos devessem ficar em suas casas esperando a morte, ao invés de ficarem atrasando a juventude nas filas de bancos e congêneres.
               Velho só é bom se pagar as contas, se tiver uma boa aposentadoria, se deixar uma boa herança e se ficar quietinho no seu canto.
               Há uma linha imaginária, recheada de bom senso, que permite envelhecer sem se expor ao ridículo, tampouco deprimindo num canto da casa. Essa linha é repleta de livros, de boa música, de amigos verdadeiros e de uma família solidária. Só assim se pode envelhecer com dignidade num país como o nosso.
               E o jovem brasileiro precisa ser mais bem preparado para conviver com as pessoas mais velhas e não viver pensando que será eternamente jovem e imortal. A juventude só é linda de ver e de se destacar nos esportes. Para todo o resto a maturidade conta mais.
              Pensem nisso!






Um comentário:

Ana Luiza disse...

Este seriado não acabou, retorna em setembro, li na internet.Tomara que volte, pois vale a pena assistir um seriado deste nível. Agora comentando sobre a velhice no Brasil é piada!.