terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COMPLEXO DE ESCADA



Cada um é como é. Pouca coisa nos é acrescentada com a educação e a sociabilidade. A natureza é sempre mais forte, assim como uma boa semente que, quando encontra terreno propício, boa rega, explode – para o bem, ou para o mal. É assim que penso e minha vasta experiência com seres humanos de todas as idades, em incontáveis salas de aula, só me fez ratificar minha opinião.
Eu gosto de fazer as coisas uma a uma, passo a passo, degrau por degrau. Devo ter assim um “complexo de escada”. Se não houver organização – na vida, no tempo, na casa, na escrivaninha – sou incapaz de produzir. Ou produzo mal, pois as coisas desordenadas me incomodam.
Acho que sou medíocre, uma vez que os gênios e os artistas nada têm de metódicos. Mas eu sou assim, fazer o quê?
Estou lendo “As palavras andantes”, de Eduardo Galeano, e me deliciando com a forma lúdica como ele escreve. Mal comparando, já que os estilos são tão diversos, sua escrita me lembra Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”, com aqueles neologismos maravilhosos e cheios de sentido.
Já me considero cronista (quarenta anos de crônicas me credenciam, imagino), estou agora ousando alguns contos e meu objetivo é escrever um romance. Só não quero arriscar antes da hora, para não me encaixar no que diz Galeano “uma prosa tão correta como incapaz de surpresa, onde o leitor nunca encontra nada além do já lido”. Então vou por partes, estou muito velha para fracassar.
Outra pérola do livro supracitado é que “o tempo transforma os amantes em gêmeos”. Esta foi demais não acham? E faz todo o sentido! Aquela história de se conhecerem pelo olhar, de adivinharem o que o outro está pensando, de conhecerem todos os gostos, virtudes e defeitos – isso não é coisa de amantes, é de irmãos gêmeos mesmo.
Bem, um dia ainda quero ser uma escritora conhecida, uma mulher “de êxito”, mas apenas literário, porque o olhar dos vitoriosos nem sempre me atrai.
Vejam o que diz Eduardo Galeano sobre o “homem de êxito”.

“Não pode olhar a lua sem calcular a distância.
Não pode olhar uma árvore sem calcular a lenha.
Não pode olhar o quadro sem calcular o prego.
Não pode olhar um cardápio sem calcular as calorias.
Não pode olhar um homem sem calcular a vantagem.
Não pode olhar uma mulher sem calcular o risco.”

Sentiram?!








Nenhum comentário: