quarta-feira, 3 de abril de 2013

AMOR PODE SER DEMAIS, SIM SENHOR!



     Os chavões desgastados e desatualizados podem ser uma armadilha cruel para a educação das crianças.
     “Criança quer amor e brinquedo.”
     “Amor nunca é demais.”
     Esses slogans podem funcionar nos comerciais apelativos das lojas de brinquedos, mas, na realidade, criança precisa de muito mais! Precisa de valores, de rotina, de segurança, de limites, de diálogo. Precisa se alimentar bem, dormir bem, ter horários a cumprir, estudar, respeitar os mais velhos e os professores, enfim, amor e brinquedo é só uma pontinha das necessidades infantis.
     Um adulto responsável tem a obrigação de ensinar a uma criança as regras básicas da vida! Senão, do que lhe adiantou ter vivido mais? Se continua infantil, ingênuo, permissivo, acomodado, de nada lhe serviu a experiência que os anos trazem.
     Amar uma criança significa prepará-la para sofrer menos na vida, para ter menos derrotas, para desviar dos vícios, para enfrentar os perigos; significa também torná-la capaz de se fazer ouvir, de reclamar seus direitos, de não desistir diante das dificuldades.
      Quem sabe o que a vida reserva para os filhos da gente?
      Quem sabe por quanto tempo poderemos estar junto deles, servindo de escudo para as adversidades?
      Infantilizar, passar a mão na cabeça em todas as situações, perdoar todos os deslizes, fazer concessões a todo o momento, assumir as culpas do filho, NÃO É AMAR!
      Um dia, esse filho sofrerá pelo despreparo que seus progenitores lhe outorgaram. E daí?!
      Felizes dos pais que podem descansar a cabeça no travesseiro, convictos de terem cumprido seus papéis!
     Felizes dos filhos que têm pais que lhes preparam para enfrentar as dificuldades da vida, além dos muitos abraços e beijos, igualmente salutares.
     Pobres filhos mimados, superprotegidos, comprados com doces e brinquedos, criados na mentira, nas artimanhas e totalmente despreparados para a nossa selva de pedra!
      Não existe nada melhor (ou não deveria existir) para um pai e uma mãe do que o sorriso vitorioso do filho que conquistou seu espaço no mundo, superou suas limitações, deu o seu máximo e se sente feliz e realizado consigo mesmo!
      Essa é forma mais completa de amar e de ser amado e, nesse momento, aquele pai e aquela mãe que soube amar construtivamente, com certeza irá sentir a alegria incomensurável do dever cumprido, da consciência tranquila por ter equipado seu rebento para enfrentar qualquer tempo feio na vida!
      Educação, sim, nunca é demais!



Nenhum comentário: