segunda-feira, 25 de março de 2013

MELANCOLIA



              Deve ser um pouco por conta do clima, afinal, a mudança de estação sempre causa algum desconforto, ainda mais quando chove tanto e o sol, exuberante no verão, se torna mais econômico. Estamos especialistas em chuva: chuva forte, fraca, garoa, com vento, com raios e até com sol. É verdade, em certos dias andamos com óculos escuros e sombrinha.
               Explicada a chuva e os primeiro friozinhos, mais difícil será descrever essa onda melancólica que me inunda em plena segunda-feira. E o que é uma segunda-feira para um aposentado? Apenas mais um dia de cuidar dos outros e tentar cumprir algumas metas sempre adiadas.
               Estive há pouco parada na janela, olhando as pessoas passarem ligeiro, provavelmente atrasadas, saltos repicando o chão da calçada, cabelos molhados, apressadas. Lembrei, mais uma vez, de mim; atrasada para a escola, cheia de livros, cheirando a banho e um gosto de pasta de dentes na boca. Ou, mais tarde, brigando com os sinais fechados a fim de chegar à escola para a primeira aula.
               Ás vezes, como hoje, sinto-me desperdiçada, sabendo que teria muito ainda o que ensinar, o que fazer pelos outros e por mim mesma. Assisto entrevistas de pessoas ligadas ao governo mais velhas do que eu e empreendendo, cheias de planos, necessárias. Vejo atrizes na TV, trabalhando com quase 90 anos e me envergonho de utilizar apenas um terço dos neurônios.
               Claro que posso tocar piano, até concluir meu curso inacabado. Posso também fazer aulas de dança, já que dançar sempre foi uma das minhas grandes paixões. Posso escrever meu romance, apesar de que escrever é ainda a única coisa que  continuo a fazer com frequência. Só que tudo isso, talvez por servir apenas para mim, me parece tão pouco! Minha cabeça foi treinada para servir aos outros, à comunidade, à sociedade, à humanidade e não apenas a mim mesma.
                Sinto que preciso traçar novas diretrizes se não quiser deixar esta melancolia crescer e se transformar em depressão.
                 Deve ser o clima.
                 Não adianta, com os dias garoa intermitente esgotei meu estoque de farinha fazendo bolinhos de chuva, na volta do sol pensei e repensei na vida, senti saudades, li, escrevi, mas a vontade é arrumar uma mala e partir para outros países, conhecer coisas novas, esquecer as picuinhas domésticas, afogar o passado, estraçalhar as mágoas, curtir a vida!
Estou cinzenta hoje, sorumbática, reflexiva... por que será?!



Nenhum comentário: