domingo, 10 de março de 2013

FORÇA JAPÃO!




         Simpatizo muito com  o Japão, embora ainda não tenha ido até lá. Já li tanto sobre a cultura deles, tantos romances, depoimentos, histórias que é como se os conhecesse.
         Admiro o comportamento, a disciplina, o olhar, os cabelos, o detalhismo, a discrição, a resignação, a determinação dos japoneses.
         Não gosto dos guerreiros, desses tenho medo
         Tsunami  é uma palavra japonesa, terremoto também poderia ser. E eles aprendem a conviver com ambas e com toda a destruição que delas advém.
         Duas bombas atômicas dizimaram este povo de olhos puxados e passo miúdo. Hoje a terra tremeu como nunca e o mar resolveu desafiá-los, enquanto o vazamento das usinas nucleares se encarregava do resto. Tempos muito difíceis, sem dúvida!
          Penso nos belos quimonos das gueixas, nos origamis caprichados, nas cerejeiras majestosas, nos velhos respeitados sobremaneira nas famílias e na sociedade e me encolho de piedade.
         Por outro lado, todos nós, ocidentais, temos a certeza de que o Japão logo estará refeito, reconstruído de forma primorosa, sem se queixar, sem fazer escândalo ou gritaria, naquele jeito "formiga" de trabalhar dia e noite, mesmo se alimentando apenas de um bolo de arroz.
         Será que um dia todas as ilhas desaparecerão?
         Será que o mar pretende retomar tudo o que lhe foi surrupiado?
         Nesse caso, penso que voltarei ao meu Alegrete, pois naquelas coxilhas não se corre o risco de terremotos ou tsunamis, apesar da seca e dos raios.
          Agora, as tais usinas nucleares sempre me pareceram brinquedos perigosos que não podem ficar nas mãos de crianças desajeitadas ou inexperientes. Não é o caso do Japão, mas pode ser o do Brasil.
         Já pensou se acontece aqui, onde a duplicação de uma rodovia demora mais de uma década?
         E a colônia japonesa segue plantando, colhendo, enxugando disfarçadamente as lágrimas e rezando pelos parentes que lá ficaram.
         Um povo admirável!


Uma homenagem aos dois anos da catástrofe que abalou o Japão.



Nenhum comentário: