segunda-feira, 18 de março de 2013

ALIANÇAS PARTIDAS



         O que é mais resistente: o amor ou o ouro?
          Quando nos habituamos a usar uma aliança no dedo, ela se molda tão perfeitamente a ele que já nem nos damos conta da sua presença ali.
          E o tempo passa, o corpo adquire novos contornos e a aliança não se modifica, nem perde o brilho, completamente aderida ao dedo anular.
         Então, um dia, por qualquer razão, precisamos removê-la e não conseguimos mais. Ela continua a mesma, mas o dedo cresceu em torno dela. Tentamos todo o tipo de lubrificantes e só conseguimos inchar mais o dedo, firmando-a melhor no espaço que cavou para si.
        Em pânico, temendo uma emergência qualquer, procuramos um ourives para cortá-la. Muitos alicates e muitas limas depois, acompanhados de desconforto, pressão e medo e a aliança finalmente se rompe. Mesmo assim, não foi imediata sua retirada, porque, grossa, recusava-se a abrir para dar passagem ao dedo já machucado, não por ela, mas pelos que tentaram retirá-la.
       Não dá pra deixar de refletir que muitos casamentos são bem mais fáceis de desmanchar, muitos casais se separam com muito mais facilidade do que a retirada de um símbolo apenas.
       Dizem que a paixão dura, no máximo, dois anos. E que depois o que vai contar mesmo são as afinidades, o modo de encarar a vida, os valores, o senso de humor, a capacidade de dialogar e outras coisas que, no início, não parecem ter muita importância e que, com o passar do tempo, vão definir que tipo de vida o casal terá, se seus dias terão paz e felicidade ou se viverão em constante atrito, numa disputa infernal sobre tudo e todos.
        Talvez as Bodas de Ouro tenham esse significado - aqueles dois sobreviveram a todas as intempéries, recusaram-se a desatar os nós e a se deixarem arrancar um do outro, assim como a minha aliança de ouro.



Um comentário:

Elisabete Stolarski disse...

Para mim hoje em dia a aliança é somente um símbolo de união... nada mais que isso. O que importa é o que trazemos no coração, Não precisamos expor no dedo este símbolo... Quando jovem qual moça não queria ter uma aliança no dedo? Só que com o tempo percebeu-se que de nada adiantava usar uma aliança se o companheiro não nos respeitasse e vice versa.