quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TEMAS ÁRIDOS



                  Não quero mais escrever sobre tragédias. Vamos deixar o coração da gente descansar um pouco.
Tampouco pretendo relatar a nova onda de criminalidade que atinge Santa Catarina.
O que contar neste início de ano que os jornais já não tenham alardeado?
Que o futebol está recomeçando, para a alegria de tantos e desgosto de uns poucos?
Um assunto sempre em pauta é o clima. Que verão esquisito hein?! Ventos, ondas de frio, chuvas inesperadas. E lá pra cima a neve caindo sem piedade nos faz temer o próximo inverno.
A turma do contra diz que o tal aquecimento global, responsável pelas mudanças climáticas, é balela, que sempre foi assim e etc. e tal. Alegam, inclusive, que o frio acima da média nos povos do norte atesta que não existe o tal aquecimento.
Outros garantem dizem que tudo isso que está ocorrendo é castigo divino pelas iniquidades humanas.
O fato é 2013 iniciou, o Carnaval e as aulas estão aí, logo vem a Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, dos Finados e será Natal outra vez. Duvidam? Estive até inclinada em manter montada a árvore de Natal, pois o trabalho que dá nem compensa o pouco tempo em que ela fica na caixa. Poder-se-ia ter sempre o pinheirinho num canto, como um enfeite perene da sala.
E as prioridades para o novo ano? Já listou as suas?
De minha parte, penso que começarei pelo final. Vou começar prometendo não fazer mais ceias de final de ano no estilo clássico, aquelas da melhor louça, melhores talheres, cristais reluzentes. Tampouco com tanta comida. Nem tantos presentes. Bem menos bebidas. Cedendo ao tal de “amigo secreto”, para evitar os rombos nos cartões de crédito de todo mundo.
A ida à praia é outro grande problema para quem mora em Floripa. Os congestionamentos turísticos são de tão grande porte que se leva horas para cumprir trinta ou quarenta quilômetros. Não seria programa para mim, definitivamente, por isso compramos um apartamento por lá. Mas quem diz que dá pra ficar? Minha mãe não gosta, Bruninha tem aulas, enfim, continuo enfrentando as mesmas dificuldades, num ir e vir extenuante.
Coroando este início de ano bem pouco auspicioso, característico do tal 13, peguei uma gripe, virose, sinusite, sei lá o que seja isso que me derrubou. Entretanto, mesmo não sendo uma pessoa otimista, tenho fé que vai melhorar!
Tenho um livro de contos, um de crônicas e um de contos infantis prontos para publicar. Os orçamentos estão me desanimando, acho que terei de arranjar um outro trabalho se quiser tirá-los do computador. Se, pelo menos, vendesse essas duas caixas do “Simplesmente Maria” que ainda tenho por aqui...
Bem, vou redigir minha lista de prioridades... ou aproveitar a do ano passado, já que não cumpri quase nada mesmo.





Nenhum comentário: