quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DESGLOBALIZAÇÃO




Há tempos escrevi um texto cujo título era “Cada macaco no seu galho”. E falava na intromissão, inútil e prejudicial, dos povos nos costumes dos outros, gerando guerras, rivalidades, hostilidades, desrespeito.  Quando os outros países eram alvo apenas do turismo, as encrencas eram menores. Agora, uns lunáticos sonham em uniformizar costumes, religião, modo de vida de povos que foram desde sempre separados.
Quando essa mistura ameaça afetar o bolso, os povos deixam de brincar de “amiguinhos” e se apartam, se fecham, hostilizam a concorrência. E cresce a xenofobia!
Skinheads, neonazistas, ou seja lá que nome tenha, essas organizações só têm um objetivo: afastar o desigual, mandar de volta para casa o imigrante, que ameaça sua raça, seus costumes e, principalmente, seu emprego.
Tem muita gente apavorada com o fato da Europa e dos Estados Unidos se fecharem cada vez mais. Japão e China também. Gente que aqui tinha diploma, mas que se realizava por lá limpando banheiros, ou entregando pizzas em inglês, agora volta de mãos vazias e bastante tempo perdido no mercado de trabalho tupiniquim. Pensar que um país em recessão vá abrigar estrangeiros em seus enxutos quadros de trabalho é, no mínimo, uma utopia!
Não entendo o suficiente de economia para vislumbrar soluções, ou agravamentos desta crise. Procuro ler a respeito e encontrei uma descrição de um professor da Sorbonne que me deixou apreensiva. Diz ele:
“Caos bancário, estagnação econômica, tensões sociais, protecionismo, xenofobia. Em escala desigual, estas etapas reproduzem os primeiros desdobramentos da crise de 1929. Mas há ainda uma chance de consertar os estragos: todo mundo sabe que esse encadeamento fatal explodiu numa grande conflagração mundial.”
Isso sem falar no fanatismo religioso, na intolerância, no belicismo crescente com uso de armas cada vez mais destrutivas.
 E nós, brasileiros, que não temos experiência de guerras, de racionamento, de proteção contra ataques, seríamos um alvo fácil, um povo que só quer saber de “paz e amor”, de carnaval, de cerveja gelada, de praia, de futebol e que certamente morreria logo se tivesse que enfrentar filas quilométricas por um pedaço de pão.
O jeito é rezar para que Obama acerte os ponteiros da terra do Tio Sam, que um novo Papa acalme os europeus, que o Oriente Médio se aquiete, que a África desfrute de suas riquezas naturais sem se dizimar com doenças preveníveis e que a Ásia viva como sempre viveu, com seus atentos olhinhos puxados, se possível sem muita escravidão.
Cada macaco no seu galho, até porque é comum as pessoas querem arrumar a vida e a casa do vizinho deixando a sua na maior bagunça.



Nenhum comentário: