quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROFESSORES DE VERDADE


Daqui a pouco será  dia  15 de outubro – Dia do Professor!
E certamente começarão as "homenagens". 
Por isso, vou republicar este texto tantas vezes quantas forem necessárias, até ser ouvida!

               Mestre – hoje um título acadêmico, outorgado a quem conclui o Mestrado e aprova sua Dissertação.
              Jesus Cristo foi Mestre - o melhor de todos! – sem precisar frequentar as estafantes aulas dos cursos de pós-graduação. Assim como os “Doutores da Lei”, de que fala a Bíblia, tampouco se doutoraram em coisa alguma.
               Bem, o que importa saber é quem ensina, o quê ensina e como ensina neste início do século XXI, indiferentemente à nomenclatura usada para denominá-los.
               Educação integral? Transmissão de conteúdos? Macetes para vestibular?Enrolação? O que essa sofrida classe transmite nos bancos escolares?
               Os alunos mudaram – e muito! Falam inglês quase fluentemente, pensam que sabem espanhol, assassinam o português, são quase incomunicáveis na redação, não lêem nada, entendem tudo de computador e sacanagem, dominam a gíria com desenvoltura e os palavrões idem, odeiam política (preferem votar em branco), defendem os direitos humanos sem saber bem o que isto significa e têm uma capacidade imensurável de tolerância para com todas as formas de contravenção. Têm pais muito caretas ou “muito loucos” e acham que “normal” é o mais abstrato dos adjetivos, ainda que não saibam bem definir o adjetivo.
               E agora? Quem são os professores desta “galera”?
               Sujeitos e sujeitas “descolados”, que usam bermudas e minissaias, sentam nas carteiras, mascam chicletes nas aulas, não sabem utilizar o quadro-negro e dominam pouco o conteúdo da disciplina que ministram; adoram debates, de preferência sobre temas da atualidade, que permitam muitas hipóteses, quase nenhuma conclusão e uma “saudável matação de aulas”. Aplicam poucas provas, dando preferência a “trabalhos”, que podem ser copiados integralmente dos livros ou da Internet, pois não serão mesmo lidos.
                Uma pequena parcela de professores, na maior parte das vezes dos mais antigos, faz a “linha dura”, aplicando provas dificílimas, atribuindo notas baixíssimas, amedrontando a turma com conteúdos nunca ensinados, ou tão mal repassados que ninguém entendeu. E se sentem poderosos, por conseguirem “ferrar” todo mundo, despertando temor, que eles confundem com respeito, em seus discípulos.
              Em contrapartida, há também aqueles que pretendem ser “amigos” dos seus alunos, saindo junto, trocando confidências e esperando ser respeitados depois disso. Como se os alunos precisassem procurar amizades entre o corpo docente!
              A matemática do aprendizado é simples: - Se ninguém aprendeu, não foi ensinado; se não conseguiu ensinar, não é professor. É isso!
              Por tudo que foi dito, hoje, eu queria cumprimentar os poucos e valorosos professores que realmente dignificam nossa profissão e não merecem o baixo salário que recebem. Aqueles que conseguem se atualizar, malgrado o descaso dos governos; que procuram entender os modismos das novas gerações sem abrir mão dos valores fundamentais do ser humano; que conseguem suprir as carências familiares da maioria dos alunos, sem esquecer os conteúdos que lhes abrirão as portas do futuro; que ensinam, corrigem, apóiam e amam na medida e na hora certas; que têm escrúpulos, evitando manipular seus alunos em causa própria e que acreditam, sobretudo, na sua Missão de ensinar, educar e instruir.
               Num tempo em que se fala tanto de ensino à distância, parecendo que o papel do professor se torna supérfluo; que os alunos (e alguns pais de alunos), não contentes com toda forma de desrespeito, partem para a agressão física; num tempo em que só se fala de que a solução para a miséria e a violência está na educação, a pergunta que não quer calar é esta:
              - Como exigir qualidade e abnegação dos professores com salários tão baixos? Ou devem eles fazer voto de pobreza em suas formaturas e aceitar o magistério e as privações como uma missão de caridade?
              Diante de tudo isso, seria hipocrisia dourar a pílula e falar apenas na magia de ser professor. Só quem foi, ou é, pode conhecer o milagre do aprendizado. Mas para tudo na vida existe uma remuneração justa, até como incentivo. Com o magistério, não pode ser diferente.
Miriam Belchior, Ministra do Planejamento, em entrevista a Paulo Henrique Amorim, afirmou que os professores universitários tiveram aumento de 25% a 45%, sendo os maiores valores pagos aos professores com maior titulação, porque o preparo dos professores é fundamental para o nível de ensino e pesquisa.
               POR QUE, EM RELAÇÃO AOS DEMAIS PROFESSORES, ISSO NÃO É SEGUIDO?
                       QUAL A RAZÃO DO ACHATAMENTO DA CARREIRA DOS PROFESSORES ESTADUAIS, ONDE OS DOUTORES ESTÃO CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DO PISO DOS SECUNDARISTAS???


Quem nos dera a mídia se preocupar com as dificuldades que o magistério enfrenta!
             Imaginem a quem pode interesssar o arroxo salarial, o achatamento da carreira, o desrespeito das famílias, o desamparo frente às agressões dos alunos, o sono acumulado, as cordas vocais comprometidas, a impossibilidade de atualização pelo baixo poder aquisitivo e a necessidade de trabalhar em várias escolas. Quem se importa?
Por isso, por tudo isso, quero sempre abraçar todos os meus colegas de profissão,  os meus professores e também os meus alunos, que completaram a minha formação na prática e me deram muitas alegrias.
 
             


Um comentário:

Anônimo disse...

Na última segunda-feira, uma professora de uma escola estadual (Jardim Atlântico) "apanhou" da mãe de uma aluna. Duas semanas antes, um professor da Palhoça também foi agredido por mãe de aluno.Nunca o professor foi tão humilhado, agredido, desrespeitado por todos. Elizabete