terça-feira, 31 de julho de 2012

MÁRIO - POETA - QUINTANA


  
 Profundidade e Singeleza -


“- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo!

Eu creio em Deus! Deus é um absurdo!

Eu vou me matar! Eu quero viver!

- Você é louco?

- Não, sou poeta."

Mário Quintana


               Minha apresentação à poesia e à pessoa de Mário Quintana deu-se no IEOA, em Alegrete - RS, quando tinha onze anos e declamava suas "Cirandas" com o Orfeão "Carlos Barone" cantando ao fundo. Foi admiração à primeira vista!
              Desde então, leio Quintana do meu jeito: devagarzinho, cismando a cada poema, para melhor compreendê-lo e saboreá-lo.
             Bairrista, nunca advoguei para Alegrete a sua cidadania, por entender que o poeta, como o escritor e o artista, não têm nacionalidade - é cidadão do mundo.
             Da mesma forma, não creio que ele tenha morrido. Desde quando morre quem deixa no mundo uma alma tão rica e variada, eternizada em livros? Nem foi preciso a Academia Brasileira de Letras imortalizá-lo, porque um poeta como Quintana já é "imortal".
             "Escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho" era a receita corrente da perenidade humana. Mas são tarefas simples, acessíveis a qualquer mortal. O livro é mais complicado, todavia existem tantos livros ruins...
              Extremamente difícil é deixar, para gerações vindouras, livros como os de Quintana, sempre passíveis de releitura e aprofundamento.
             Quando fiz meu primeiro curso de pós-graduação, queria trabalhar Mário Quintana na tese. Não encontrei orientador disponível, nem com conhecimento bastante da sua obra. A Disciplina "Teoria do Poema" foi a gota d'água para eu desistir do tema e não assassinar a poesia, de que gosto tanto. Parece que a minha sintonia era (e continua sendo) maior com o poeta do que com a teoria poética e foram frases dele mesmo que me autorizaram a discordar daquela "estripação" feita nos versos. Dizia Mário:

"(...) Mas continuo achando que um poema (um verdadeiro poema, quero dizer), sendo algo dramaticamente emocional, não deveria ser entregue à consideração de robôs que, como todos sabem, são inumanos. (...) Nas suas pacientes, afanosas, exaustivas furungações, são exatamente como certas crianças que acabam estripando um boneco para ver onde está a musiquinha."

 
          Não escrevi uma tese sobre Mário Quintana, mas vou continuar lendo-o e divulgando-o aos meus alunos, sem exigir interpretação, pois "... afinal, para quê interpretar um poema? Um poema já é uma interpretação”.
          Não fui ao enterro de Mário Quintana. À família e amigos mais chegados cabia enterrar o corpo do poeta. Numa das prateleiras da estante de livros vejo que tenho o melhor dele - seus livros. E me sinto um pouco dona desse eterno menino, que nos encantou por 88 anos!


Esta crônica foi escrita e  publicada em junho de 1994 e consta do meu livro GAZETEANDO, na página 85.












__________ Informação do NOD32 IMON 6355 (20110806) __________

Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema antivírus
http://www.eset.com.br

Um comentário:

Francisco Carlos D'Andrea (francari) disse...

Perfeição existe: eis a crônica perfeita sobre o Mário Poeta e sua Poesia.