segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SÍNDROME PRÉ-NATALÍCIA



Nutro sentimentos ambíguos pelo dia do meu aniversário. E isso nada tem a ver com a idade, sempre foi assim.
Olho com fascínio para o mês de novembro na folhinha e com carinho para o dia 9, no entanto, os sentimentos se misturam e não são só festivos.
Um parágrafo no romance que estou lendo (“Paixão Índia”, de Javier Moro) me fez pensar. Diz assim: “Por acaso já me apaixonei alguma vez na vida? Uma coisa é amar o rajá, e outra é ter se apaixonado por ele. E sabe que no seu caso não houve amor à primeira vista. Nunca conhecera esta paixão capaz de sacudir os alicerces da pessoa, essa sensação de loucura que as canções andaluzas tão bem descrevem... É possível viver uma vida inteira sem ser triturado pelo amor, nem que seja uma vez? Sem se deixar arrastar pelo arrebatamento?”
Será que as pessoas perdem, com o tempo, a capacidade de se apaixonar? Ou alguns passam pela vida sem conhecer esta sensação, incapazes de senti-la? Será que os velhinhos e velhinhas também são capazes de sentir uma paixão avassaladora ou será tudo “morno” para sempre a partir da tal “terceira idade”?
Em que medida a maturidade significa insensibilidade? Ou, melhor dizendo, o único grande sentimento que se mantém intacto será a dor da perda?
Que graça tem?!
Com o passar dos aniversários, ao invés de rebeldes, livres, afoitos, corremos o risco de passarmos por esclerosados, dependendo dos arroubos que tivermos.
Estou exagerando? Tomara!
Mas não sei não...
Às vezes sinto uma saudade irreversível de mim, com todos os meus erros e acertos, mas um mar revolto, com espumas densas e salgadas de sentimentos e um coração sempre transbordante, cheirando a cravo e jasmim.
Hoje sou mais baía, praia sem ondas, espelho d’água.
Sem graça...

3 comentários:

Aldema disse...

Esse " sem graça" é transitório...Maria cheia de graça!Bjs

Maria da Graça disse...

Já li Paixão India,é ótimo. Eu tb tenho sentimentos ambiguos pelo meu dia 7 de setembro,mas por razões diversas e mais tristes,meu pai morreu no dia que fiz 25 anos. No mais tenho saudades do passado é claro das muitas coisa boas vividas, mas acho que me gosto mais agora!!!!

derli baltasar castagna paim disse...

Parabéns pelo seu aniversário. Saúde e sucesso, sempre. São os votos de Derli e Angelina Paim - São Leopoldo - RS