domingo, 13 de março de 2011

ENDEREÇO ERRADO

           Quando saí do meu Alegrete, com pouco mais de vinte anos e dois filhos pequenos, meu destino era uma cidade que ainda conservava características de cidade pequena e a seu favor tinha uma natureza exuberante e uma profusão incompreensível de praias.
          Demorei a me adaptar por aqui, principalmente por causa do forte sotaque açoriano das pessoas e dos termos diferentes  que usavam para os alimentos e as questões triviais. Para mim, era difícil chamar meu filho de poucos meses de "rapaz" e guizado de "boi ralado", por exemplo.
         Não conseguíamos comprar erva-mate, que precisava ser "importada" do Rio Grande do Sul e trazida por todos os hóspedes.
         Descascar camarões era tarefa para iniciados, além de ferirmos as mãos era difícil conseguir tirar aquela tripinha de cocô das costas deles. Claro que tudo acompanhado com muitas caretas de nojo.
         O primeiro marisco e a primeira ostra nenhum gaúcho esquece! Santo Deus, cadê coragem para enfiar "aquilo" na boca?!
         O tempo passou, habituamo-nos a quase tudo e nos tornamos grandes apreciadores de frutos do mar.
         Só que está surgindo uma Floripa que nem mesmo os ilhéus conhecem. Principalmente nas praias do norte da ilha, lá pelos Jurerês da vida, pipocam lugares paradisíacos, com preços estratosféricos e uma população flutuante oriunda de diversas partes do globo terrestre, que chega de jatinho, de helicóptero e que impõe seu ritmo de vida e de gastos, sem se preocupar em assimilar a cultura nativa, até mesmo porque só consome produtos importados de seus locais de origem, como champanhe francês, caviar russo e por aí vai.
         Quando pagamos impostos  e precisamos escrever nosso endereço, damo-nos conta de que aqueles famosos que desfilam seus carrões e jatos pela ilha e aparecem nas novelas do horário nobre da Globo não vivem aqui, nem contribuem para o desenvolvimento da cidade, apenas usufruindo de um tipo de lazer criado exclusivamente para eles.
        Sei que esse tipo de turismo sempre existiu nas grandes cidades e famosas praias mundo afora, o que estranho é que há tão pouco tempo Floripa cresceu deixando de ficar diminuída diante de Curitiba e Porto Alegre e agora já dá um salto de celebridade!
        É, o endereço é esse mesmo. Quem sabe os moradores é que estão errados?!

Nenhum comentário: