quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VIAGEM A ALEGRETE - PARTE II

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
           
          Mesmo sendo tão especial para nós, alegretenses, é claro que o paraíso e a perfeição não pertencem a este mundo.
          Então, algumas coisas que vi na minha terrinha não me agradaram e vou nomeá-las para ver se alguma autoridade lê este texto e faz aguma coisa para corrigir.
         Começo pelos pontos negativos, porque acredito que a última impressão é a que fica, então, deixo para falar nas tantas coisas boas no final.
          Um dia depois da virada do ano, no primeiro dia de 2011, levei Lucas para brincar na praça e o cenário era desastroso. Um mar de garrafas de cerveja nas sarjetas, pouquíssimas lixeiras na praça e nas ruas (e as que tinham estavam vazias), lixos misturados nas calçadas, sem separação ou coleta seletiva, sacos de plástico voando pelas ruas, uma tristeza.
           Meu pai fez tanto pela aviação algretense que o povo se uniu em volat do seu nome e consegui que o Aeroporto federal de Alegrete se chamasse Gaudêncio Machado Ramos. Mas cadê o aeroporto? O prédio,inaugurado com pompa e circunstância, está vindo abaixo. Os painéis de Paulo Houayek destruídos pelo umidade e abandono, a tão sonhada viagem de avião da capital até Alegrete (Uruguaiana tem) praticamente esquecida. É muito triste ver este descaso. 
           E a saída da cidade, como conseguiram juntar ali tantos buracos? Nem o ônibus consegue andar a não ser em marcha muito lenta, fazendo ziguezague, um horror. E dali se tem a última impressão, aquela que fica...
         Bem, estes são os pontos negativos, que podem e devem melhorar, agora deixa eu encher a boca pra falar das coisas boas, lindas da minha terra.
        Começando pelas mais gostosas, meu Deus , quanta melancia! Doces, baratas, uma festa!
          
           A simpatia e a camaradagem do nosso povo continuam em alta, as pessoas não economizam cortesia e nos recebem com um sorriso aberto, um olhar altivo e um forte aperto de mão, característico do gaúcho.
           Muito positivo foi saber e ver as Universidades em Alegrete, aquele sonho antigo do nosso Gen. Cheuiche - o General da Educação - que trouxe para Alegrete os primeiros cursos superiores, na Fundação Educacional, um braço da UFSM e onde, inclusive, me formei em Letras, na primeira turma de Licenciatura Plena. Hoje ele certamente sorriria encantado ao ver que nossa terra tem a URCAMP, a UNIPAMPA e a UERGS. Que maravilha! Nossos jovens já não precisam ir tão cedo embora de casa em busca de diploma e conhecimento, assim como muitos outros jovens da redondeza vêm juntar-se a eles.
           Se o Aeroporto está abandonado, pelo menos com o Aeroclube a história é diferente. O Aeroclube de Alegrete vai de vento em popa e o Cmte. Fernando, discípulo e seguidor do Cmte. Ramos criou uma sala com o nome de Sala Instrutor Ramos, linda foto na parede e muitas recordações de quem já foi a alma daquele hangar. Até bonés personalizados são distribuídos aos visitantes e a aviação comercial só cresce. Ainda bem!             


              E, se a saída da cidade está muito esburacada, pelo menos dá gosto ver o reflorestamento nas margens da BR 101 - bem conservada e segura depois do pedágio, serpenteando entre as árvores em vários trechos, sem aquela impressão desolada de pastagens mal cuidadas e queimadas nos acostamentos.
             Esta é minha terrinha.
             Meu porto seguro.
             Meu elemento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre desejei escrever sobre Alegrete,agora não preciso mais,pois disseste tudo que eu queria dizer e não sabia. Admiro muito teus textos,tuas descrições vivas e inteligentes. Tentei reler VIAGEM A ALEGRETE,mas não vou fazê-lo,pois sendo a saudade tanta me fez chorar.És uma pessoa especial e nossa terra te merece. Digo nossa,mas desculpa o egoísmo,é mais minha do que tua,pois lá vivi mais tempo(pela idade)e por ter saído há menos tempo que tu. É mais uma questão matemática e só para te provocar,porque nos nossos corações os sentimentos são iguais sobre NOSSA TERRA. Um grande abraço! CARMEM MARISA

Taísa Candido disse...

Hoje em dia as coisa já mudaram com o aeroporto?
Sou do Rio de Janeiro e derrepente eu vá para ai mas não sei como chegar mais rapido ai?
rs
Beijos