domingo, 4 de abril de 2010

TIRO PELA CULATRA

                Título estranho para um domingo de Páscoa, não acham?
                 Posso explicar. De certa forma, é uma continuação do post anterior, que tratava de espiritualidade nesta época do ano.
                 Pois bem, como hoje o dia é repleto de idas e vindas ao aeroporto, com filhos chegando e partindo, resolvi assistir à Missa de Páscoa ontem mesmo.
                  Eu e meu filho caçula escolhemos o horário das 18h para celebrar a ressurreição de Cristo e saímos em peregrinação atrás de igrejas que celebrassem Missa neste horário. Nada feito. Andamos até no município vizinho e todas só iniciariam seus trabalhos a partir das 19h.
                   Na esquina da minha casa há um lindo Santuário - de Fátima - cuja celebração teria início às 19:30h. Quando vimos o aparato sendo montado, até com microfones do lado de fora, imaginamos uma daquelas celebrações demoradíssimas, com as pessoas horas em pé, espremidas na multidão de fiéis. E desistimos.
                  Procuramos a paróquia do bairro vizinho, que começaria os trabalhos religiosos às 19h, imaginando que estaríamos em casa para jantar com os católicos menos praticantes lá pelas 20h. Inclusive deixamos tudo combinado com eles.
                   Chegando lá, vimos muitas pessoas do lado de fora da Igreja, uma cruz sendo queimada para acender o círio pascal, corais e gente demais para uma missa "comum". Logo a seguir nos presentearam com velas e nos vimos incluídos na multidão de fiéis.
                   Para encurtar o caso, já que não conseguimos encurtar a Missa, o sacerdote foi logo anunciando que aquilo não era uma "missa de Páscoa", mas uma "vigília pascal". Eu e meu filho nos olhamos, tentando alcançar o real significado das palavras e fomos ficando.
                   Ficamos...ficamos... durante TRÊS HORAS naquela vigília, que incluiu um batizado no meio, milhares de cantos, apagar e acender de velas e terminou com uma demonstração detalhada do site da Paróquia, inclusive ensinando os fiéis a navegar por ele.
                    Bem feito!
                    No Santuário a Missa levou pouco mais de uma hora e o padre, segundo testemunhas, estava inspiradíssimo e falou muito bem.
                    Isso é que dá barganhar com Deus!

                    De qualquer modo, hoje me sinto mais leve, parece que paguei uma grande penitência.
                     Aproveito então, para desejar a todos vocês UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA, permitindo-se, inclusive, comer chocolates. Por que não?