domingo, 8 de julho de 2018

PARA UM MENINO DE 15 ANOS



LUCAS, meu primeiro neto e o único menino desta nova geração – PARABÉNS!
Sei que, com 15 anos, a gente não gosta muito de ficar recordando criancices, mas a vó adora lembrar de momentos incríveis que passamos juntos na tua infância e até pouquinho tempo atrás. As cantorias para dormir, as tantas histórias lidas e contadas, a cadeira de balanço, o olhar debaixo da cama para ter certeza que não havia monstros lá.
Pode parecer pouca coisa, mas te dei o primeiro banho em casa, no meu colo foste fazer o teste do pezinho no Posto de Saúde (teu pai te segurou morrendo de pena), de ti ouvi a primeira palavrinha lá em São Paulo e ainda foi “vovó”; fui eu que te levei a primeira vez no cinema no Shopping Paulista para assistir Shrek e Wall-E  e com 4 anos viajaste sozinho comigo por uma semana para visitar o tio Kadu. Dormíamos junto e amanhecias com as perninhas por cima de mim. Ao nos despedirmos, disseste: “- Vó, eu acho que a gente vai sentir saudades.” E como sentimos!
Te levei tantas vezes na escola, estudei contigo para tantas provas, te ensinei tanta coisa e sempre te quis por perto em todos os encontros e viagens familiares. Tu és um companheirão! Não reclama de nada, não discute, não briga com ninguém e o máximo que fazes é te calar quando algo não te agrada. Além de disso, sempre foste muito engraçado, com muito senso de humor e uma risada contagiante. Não por acaso, tua prima e tuas irmãzinhas são loucas por ti!
Neste teu aniversário, quero te desejar mil coisas boas, como uma vida cheia de saúde e amor, pais amorosos e companheiros, refúgio seguro para todos os momentos, amigos leais e a concretização de todos os teus planos e sonhos. Desejo que sejas sempre otimista, que nunca deixes de dar essas risadas gostosas e que saibas extrair da vida sempre o melhor, os caminhos menos tortuosos, com menos espinhos.
Que Deus te proteja sempre e te faça um homem íntegro, contente com a vida e com tuas conquistas, cercado por pessoas que te querem bem e com maturidade e equilíbrio para lidar com os revezes da vida adulta. Conta sempre comigo, pois meus braços estarão sempre abertos para te abraçar e te orientar nas dúvidas e incertezas.
Hoje vamos festejar teus 15 anos com muita comida japonesa – tua preferida - e com os votos de muitas felicidades em toda a tua vida.
Beijos e abraços desta vó que te ama muito.





Este foi o texto que escrevi para o teu pai quando ele fez 15 anos.

L U C I A N O

Para um menino de quinze anos!
Hoje eu queria roubar a mais bela onda da Joaquina, com tubo, espuma e tudo mais, só para te dar de presente. Enrolaria num papel azul, da cor dos teus olhos quando nasceste, cheio de estrelinhas amarelas como os cachinhos do teu cabelo de bebê. Queria ver teu sorriso lindo ao desembrulhá-la e experimentá-la com a tua prancha de surf.
Hoje, filho meu, faz 15 anos que estamos juntos e posso te dizer que ocupas um lugar especial e só teu no meu coração.
Tinha pouco mais que a tua idade quando quis, e quis muito, te dar a vida. Sonhei contigo e, quando nasceste, eras ainda mais lindo e perfeito do que nos meus sonhos. Aprendi muito contigo. Completei meu crescimento e minha maturidade te embalando em meus braços.
Sempre tive muito orgulho de ti; por teus traços bonitos, tua inteligência, tua meiguice, teu carinho e teu temperamento forte e tranquilo.
Quero-te menino, jovem, nadador, estudante, surfista ou  o que quiseres ser, porque é a ti que eu quero e não ao que possas vir a ser.
És meu grande amigo, Filhão, e eu queria parar a cidade, contratar bandas de música e uma confeitaria inteira para comemorar teus 15 anos. Entretanto, mesmo sem poder comemorar como mereces, quero que saibas que poucos aniversariantes, cheios de doces e presentes, estão cercados de tanto Amor como tu.
Foste o primeiro de uma geração nas duas famílias das quais descendes (Vargas Ramos e Coutinho Boff) e ocupas um lugar muito importante no coração e na vida de todos nós.
Seja feliz Luciano, muito feliz mesmo, porque, assim, eu também serei. Aproveita essa idade linda, vive a tua adolescência com a vitalidade e a pureza que só se tem aos 15 anos. E acredita em Deus, pois foi graças a Ele que eu ganhei da vida o mais lindo presente: TU.
Parabéns!
 29 de setembro de 1987.




2 comentários:

celina disse...

Essa "VÓ"é simplesmente especial. PARABÉNS!

celina disse...

VOVÓ NOTA MIL....PARABÉNS FAMILIA.