quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CRIANÇA – PRIORIDADE NÚMERO 1



                           Para os cristãos, é muito adequado que o Dia da Criança seja comemorado junto com o dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil. Ambos precisam muito de proteção e graças – nossas crianças e nosso Brasil.
                          Como seria bom se apenas os pais preparados, em todos os sentidos, colocassem filhos no mundo! Existem exames e seleções para tudo quanto é coisa e para serem pai e mãe, que é muito mais importante, não há nenhuma restrição. Aliás, pessoas íntegras, que seriam pais maravilhosos, às vezes nem conseguem conceber. Ao passo que qualquer irresponsável pode jogar nas sarjetas da vida mais um pobre mortal, que dificilmente escapará da contravenção ou da cadeia.
                         Para os pais “normais”, aqueles que procuram acertar, com a minha experiência de mãe, avó que cuida de neto e professora, vou procurar elencar algumas prioridades que podem melhorar muito a vida das crianças e das famílias.
                       E não venham com essa premissa de que cada família sabe como criar seus filhos, porque vivemos em sociedade e temos que nos ajustar a ela, facilitando a convivência. Existem regras que valem para todas as famílias e necessidades comuns a todas as crianças. É a essa generalização que me refiro. Os detalhes pertencem a cada lar.
                      Em primeiro lugar, os pais devem ouvir as crianças. Ouvir é mais do que escutar. Ouvir é prestar atenção ao que elas estão dizendo, contando, explicando ou pedindo. E, para ouvir, é necessário largar o celular, parar o que estiver fazendo, abaixar-se ao tamanho dela, olhar para a criança e, aí sim, deixá-la falar. Porque as crianças falam, repetem e geralmente não são ouvidas, então começam a fazer birra e chorar.
                       Depois, os pais devem explicar para as crianças porque não podem atender seu pedido, ou os perigos do que ela está fazendo, ou ainda as razões que fizeram com que seu amiguinho agisse daquela forma. É através dessas explicações que as crianças vão percebendo como funciona o mundo.
                         Muito importante é que os pais eduquem suas crianças! Impondo limites, adquirindo bons hábitos, sendo exemplos positivos de maturidade e respeito, cobrando civilidade para com as outras pessoas, com as outras crianças e cultivando bons modos, cortesia, fatores que um dia ainda vão lhes abrir muitas portas. Porque os pais educam com carinho e o mundo geralmente não tem a mesma paciência.
                        Os pais devem mediar as informações que as crianças recebem pelos programas de TV, ouvem das outras crianças, ou de vídeos compartilhados. Devem ser o filtro positivo que corrigirá as distorções e tirará dúvidas da maneira correta.
                        Alimentar bem é um ato de amor. Apresentar alimentos variados, cozinhar com elas ressaltando as propriedades de cada alimento, deixando de lado os fast foods e comidas por telefone, a não ser em casos excepcionais. Refrigerantes e sucos açucarados substituídos por água, frutas em profusão, é isso que vai garantir a essas crianças um desenvolvimento saudável, um organismo resistente às doenças. Parece utopia? Pois as crianças eram criadas assim até bem pouco tempo!
                       Cuidar da higiene corporal das crianças. Banho diário, cabelo brilhante, unhas e orelhas limpas, dentes bem escovados. Crianças bem cuidadas são um cartão de visita da família. E os professores reparam nisso sim!
                       Ajudar nas tarefas escolares multiplicando o que foi ensinado na escola, incentivando a pesquisa em outras fontes, conversando sobre o tema, fazendo do momento das tarefas um momento prazeroso, de crescimento cultural e aproximação com a criança e seu mundo escolar.
                      Deixar brincar, correr, gritar, se sujar nos momentos e lugares adequados para isso, porque é brincando que a criança vai percebendo o mundo e aprendendo a conviver com as outras crianças.
                     Ler para elas, contar histórias, cantar e rezar com elas antes de dormir. Os livros serão companhias maravilhosas pela vida afora e neles elas encontrarão o essencial sobre a vida e as pessoas. Incentive a leitura desde cedo! E dê exemplo, porque daí fica bem mais fácil aprender.
                    Amor nunca é demais, mas amor não é apenas deixar as crianças fazerem tudo o que querem ou dar tudo o que elas pedem. Amor é também saber filtrar o que elas precisam, educar para a vida, mostrar o certo e o errado e, sobretudo, educar pelo exemplo.
                    Não pular etapas, nem apresentar a elas, precocemente, fatos que elas ainda não têm condições de entender, coisas que estão além do seu alcance e da sua compreensão, queimando etapas e confundindo os pequenos.
                   Proteja as crianças! Dos perigos, dos adultos mal intencionados, das pessoas de má índole e de toda maldade do mundo. Eles são indefesos e precisam de proteção!
                   Finalmente, compartilhe essas dicas com pais que você conhece, porque nunca é demais repensar.
                   Talvez os que mais precisem nem se dignem a ler, mas fizemos a nossa parte.
                    Feliz Dia da Criança a todos os pequeninos!





Um comentário:

Jeanne Geyer disse...

otimo texto e muito pertinente, concordo com tudo, bjs