sábado, 9 de julho de 2016

MEU GURI



                       “Olha aí... este é o meu guri, olha aí... é o meu guri!”
                        Quando ele nasceu, há treze anos, inaugurava mais uma geração na família e já com a marca do masculino, como tinha sido a geração anterior. Mesmo assim, sua chegada foi marcada pela emoção, pela alegria, por um sentimento novo de perenidade e descendência.
                         Reinou absoluto por cinco anos, até que chegou a primeira menina numa família predominantemente de homens. A relação com a priminha foi inicialmente de desconfiança, de ciúme, de indignação cada vez que ela mexia em seu legos, ou solicitava seus brinquedos. Até que ela cresceu, aprendeu a brincar junto, mudou o canal dos desenhos na TV pelos seriados, para acompanhá-lo e hoje são os melhores amigos, indo e vindo juntos da escola e sempre com muitos assuntos, segredos, correrias e risadas. Ela é filha única, então, ele passou a ser o seu irmão.
                          A separação dos pais foi um capítulo extremamente dolorido e difícil de superar, uma vez que seu pai sempre foi muito presente na sua vida e ele custou bastante a aprender a viver sem ele por perto o tempo todo. Da nova união do pai ganhou duas irmãzinhas, duas bonequinhas de olhos azuis loucas por ele. Ainda que sem conviver com elas diariamente, os laços são fortes e o amor compensa a diferença de idade e de interesses. Elas adoram quando ele chega e choram quando vai embora.
                          Lucas está crescendo, mudando a voz, perdendo todas as roupas e ganhando espinhas no rosto e questionamentos na alma, como todos os adolescentes. Ao invés de pedir colo, hoje seus abraços são fortes, grandes e ele continua amoroso, paciente, contido, sem explosões nem malcriações. Tem a índole do pai dele, mansa, cordata, de muito fácil convivência, mesmo neste período mais conturbado da festa dos hormônios.
                          Estudamos juntos para as provas mais difíceis. Ele adora Matemática, mas estou tentando e quase conseguindo fazê-lo entender melhor para aprender a gostar também de Português e História.
                          No seu aniversário desejo que ele seja feliz! Que tenha muita saúde e energia para jogar seu futsal, para surfar e andar de skate. Que escolha bem uma profissão e se prepare para ela. Que realize grande parte dos seus sonhos. Que conte sempre com a família para apoiá-lo. Que tenha lindas namoradas e sinta como a vida pode ser boa. E que, bem mais tarde, encontre uma companheira que o ame e respeite para construir com ela a sua vida adulta.  Parece pouco, mas é tudo.
                          Hoje, o que eu quero é lhe dar um abraço interminável, muitos beijos e ver seus olhos brilhando pela entrada nessa nova fase da vida.
                          Parabéns Lucas! Feliz aniversário!


Nenhum comentário: