sábado, 30 de abril de 2016

A VERDADE



            O que é a verdade? E a quem interessa? O que conquista? O que modifica? O que constrói?
          Não, não sou mentirosa. Acho até que mentir é uma das coisas que faço pior na vida, pois não convenço ninguém. A questão é saber até que ponto as pessoas realmente valorizam a verdade em detrimento de pequenas e grandes mentiras, piedosas às vezes, carinhosas noutras, interesseiras quase sempre.
          Você há de convir que o momento é muito propício a essa reflexão. O que mais vemos na TV são lobos em pele de cordeiro, falando manso, sorrindo forçado, prometendo o que sabem que não conseguirão, talvez nem tentem cumprir.
           Diante do juiz, nas audiências, surgem muitas verdades, que só as provas conseguem elucidar.
           Há mentirosos refinados, que convencem a própria mãe de suas mentiras e, pior, a eles próprios. E quem será que os ensinou a mentir? Quando ouviram a primeira mentira? De quem? Onde?
           "Não conta pro teu pai!" - "Diz que eu não estou em casa." - "Fala que o dinheiro é para um livro da escola."  E assim por diante. Dependendo do terreno, a mentira vai frutificando. Será que é mesmo assim que acontece? Ou os bebês já nascem predispostos a mentir e a enganar todo mundo?
           A verdade de cada um existe, mas não deve se chocar com a verdade dos outros ou dos fatos.
          Você fala sempre a verdade? Até para o espelho? Ou seu porão está cheio de verdades não ditas?
          Ah, tem que saber diferenciar a criança criativa, imaginativa, da mentirosa. Crianças que ouvem muitas histórias, que leem bastante geralmente criam suas próprias histórias e divagam nelas, sem que se possa chamar isso de mentira. Aliás, as crianças mentirosas quase não têm imaginação alguma, a não ser para inventar mentiras, é claro. 
           Dizem que o pior mentiroso é aquele que acredita em suas próprias mentiras. Dizem também que quem mente para se proteger não comete nenhum crime. Será?
           O problema é ser verdadeiro numa sociedade corrupta, mentirosa, hipócrita, onde cada um só pensa em se dar bem.
            Mesmo assim, o travesseiro fica mais leve quando não deitamos nele tantas culpas. Mas será mesmo que esses mentirosos contumazes sentem alguma culpa, algum remorso pelas enganações que promovem?
            Duvido.


Nenhum comentário: