sábado, 7 de março de 2015

DE MULHER PARA MULHER





                  Além de exaltar e enaltecer as mulheres como sempre faço, quero me dirigir a três mulherzinhas que ainda não desabrocharam, procurando auxiliar neste processo, destacando o que é mais importante e também o que devem evitar. Logicamente, o texto serve também para todas as pequerruchas que se encontram nesta fase da vida.

                  Então, especialmente para minha neta BRUNA - de 8 anos, para ALICE, de quase  4 aninhos  e para LÍVIA, com 1 ano e 9 meses,  expresso os desejos mais cuidadosos de uma avó que viveu mais, conhece a vida e quer ser uma guardiã da felicidade de vocês.

                  Desejo, sinceramente, que vocês e as mulherzinhas da novíssima geração:

                 - Sejam sempre respeitadas e se respeitem também.

                 - Continuem, pela vida afora, sendo a princesinha do papai e a mimosinha da mamãe.

                 - Que nunca se entreguem aos vícios e a quem lucra com eles, porque, quem nunca experimentou, não sente a menor falta, podem estar certas!

                 - Aprendam com os erros, não desistam de seus sonhos, mas não repitam o que lhes fez mal, ou magoou.

                 - Viajem bastante, alargando seus horizontes e conhecendo outros costumes.

                 - Não sofram muito com cólicas menstruais.

                 - Tenham poucas espinhas na adolescência.

                  - Não briguem com seus lindos cabelos, nem com a balança.

                  - Não se apaixonem pela pessoa errada.

                  - Mas se apaixonem (mesmo que os papais abominem a ideia), vivam grandes amores, grandes emoções e seus olhos brilhem tanto quanto as estrelas do céu. E só permitam (e se permitam) ciúme na medida certa, como “tempero” e jamais como causa de sofrimento.

                   - Que cresçam num mundo melhor, com menos violência, mais cuidadoso com a natureza, livre de preconceitos e cheio de amor e cuidados com os animais.

                   - Leiam muito! Leiam sempre, descubram o prazer genuíno da boa leitura e a companhia preciosa do livro, em todas as horas, em todos os lugares. Só terão a lucrar com isso!

                   - Sintam o prazer de estudar, de aprender, de adquirir novos conhecimentos, não como um fardo pesado, mas como uma escada gigante que as conduzirá ao topo da vida.

                  - Escolham bem sua profissão, no entanto, não hesitem em trocá-la, caso não se realizem nela.

                   - Cuidem do corpo, por dentro e por fora. Aprendam a cozinhar para comer alimentos saudáveis, ao invés de ingerir tantos produtos químicos embutidos nas comidas prontas. Cozinhar pode ser muito prazeroso e a saúde agradece.

                   - Dancem sempre, pratiquem exercícios, desfrutem da generosidade do mar e das praias que compõem a moldura de seus lares.

                  - Usem a tecnologia com parcimônia, para que não se afastem do convívio prazeroso e fecundo com a família e com os amigos.

                  - Deem aos bens materiais sua real medida, usufruindo deles, mas nunca deixando sua vida e seus objetivos serem dominados pela ambição de obtê-los, cada vez mais, numa escala de valores invertida que não traz felicidade duradoura.

                  - Pratiquem e cultivem uma Fé, sigam uma religião que lhes dê as respostas que precisam e as console nas horas mais difíceis.

                  - Sejam sempre amigas! Porque são primas-irmãs, filhas de dois irmãos muito amigos e hoje se adoram, brincam juntas, dão risada, fazem bagunça na casa da vó! Uma prima bem amiga, lá adiante, será uma confidente, uma parceira, uma excelente companhia.

                  - Chorem de rir!

                  - Tenham amigos sinceros!

                  - Que a música seja uma constante, uma trilha sonora por onde suas vidas transcorrerão. Além dos modismos, cultivem a boa música, a música eterna e clássica, que tão bem faz aos ouvidos e ao espírito. Aprender um instrumento é sempre bom, porque a música mexe com todos os nossos sentidos. Piano quem sabe?! Brincadeira, escolham o instrumento que mais lhe atrair, para o qual se sintam mais inclinadas.

                 - Tomara que sejam muito felizes e que tenham filhos e netos tão maravilhosos e lindos como os meus!

                 E, por último, não esqueçam desta vovó que ADORA VOCÊS! Que vibrou, eufórica, quando descobriram, no ultrassom, que vocês seriam MENINAS!

                  E que a saudade, lá adiante, seja sempre boa, reconfortante, presente, como a que  eu sinto da minha avó.

                  Chuva de beijos minhas mulherzinhas queridas!







5 comentários:

Ana Luiza disse...

Lindo Maria Luiza, em nome da filha e neta agradeço teu carinho e esta crônica encantadora.E também à nós, pois somos as percussoras.

Ana Lúcia Carbonell Martins disse...

Linda crônica Maria Luiza!
Agradeço tua atenção e atenção!

Dora Lúcia M Dorneles disse...

Obrigada pela delícia de crônica.
Acabei de passar para minha neta.
Bjs

Maria Luiza Vargas Ramos disse...

Muito feliz que essas três avós maravilhosas tenham gostado! beijos!

Marilene disse...

Lindo, Maria Luiza! Tua sensibilidade é algo marcante em teus escritos! Essas netinhas sempre sentiram orgulho da avó!! Parabéns pelo Dia da Mulher!