terça-feira, 2 de setembro de 2014

AMIGOS



Se existe uma coisa na vida a que dou muito valor é a AMIZADE.
Preservo até hoje meus amigos de infância e volta e meia nos cruzamos lá no meu Alegrete, aqui nas praias catarinenses ou nos sites de relacionamento da internet.
É incrível a sintonia que temos, mesmo sem nos vermos há anos, reconhecendo o estado de espírito do amigo apenas ao ler suas mensagens, ou ouvir sua voz no telefone.
Sabe o que é aquela coisa de amar os filhos dos amigos como se fossem do seu sangue? A gente quer bem de verdade e não por imposição de parentesco.
Os tios mais tios que tive não eram meus tios de verdade. Ela era a melhor amiga de minha mãe e minha madrinha de crisma. Os filhos deles foram como "primos" queridos, mesmo sem consanguinidade.
Quando nos reunimos, lá na velha casa da Mariz e Barros, eu e minhas amigas voltamos a ser adolescentes, falamos juntas, rimos de tudo, os olhos brilham, a cuia de chimarrão passa de mão em mão, falamos sobre nosso assunto predileto: os filhos (e netos, das que já os têm).
Nos momentos de tristeza ou angústia, só penso nas minhas amigas e uma palavrinha delas já me coloca em pé novamente.
Triste do ser humano que passa pela vida sem amizades verdadeiras. Muitas vezes, um bom amigo vale mais do que um amor, pois se transforma menos e tolera mais, sabe esperar o momento certo para nos falar certas coisas, aguenta melhor nosso mau-humor, enfim, é mais solidário.
Desconfio muito de quem não tem amigos. Para mim, é sinal de que alguma coisa não está bem com aquela pessoa, pois nem os amigos se aproximam e se conservam.
E aqui vai um recado para os amores: observe bem como o ser amado trata os amigos, as outras pessoas, pois, com o passar do tempo, quando a paixão acabar, vai te tratar do mesmo modo. Não tem erro!
E mais um conselho, já que hoje estou de consultora sentimental (até parece!); escolhe alguém para teu par na vida com quem tenhas sempre muita coisa para conversar, uma vez que, por muitos anos, é isso que farão na vida.
Fique atento! 





Um comentário:

Suzana Martins disse...

Costumo dizer que a amizade é uma poesia que está sempre em transformação, mas alguns versos não precisam de edição!!

Ah, a amizade!!!

Beijos