sábado, 23 de março de 2013

SAUDOSISMO COISA NENHUMA!




Tenha dó! Vai dizer que não se assusta ao rever fotos antigas! Que cabelos feios! Que roupas sem graça!
Sinto saudades de muita coisa, da vida que eu levava, da minha cidade, da minha casa, dos meus amigos, da energia e alegria da infância e juventude; mas, por outro lado, como eu gostaria de ter sido moça nos tempos atuais!
Usar saltos altíssimos, roupas decotadas, biquínis minúsculos, peitões com silicone, corpo malhado, cabelos bem cuidados, com produtos milagrosos.
Poder beijar o menino que eu quisesse, mesmo no primeiro encontro, poder “ficar” com todos aqueles paqueras aos quais não tínhamos o menor acesso. Esquecer os tantos limites do amor e do desejo, deixando rolar enquanto houvesse vontade. Ah, vai dizer que não seria bom?!
Escolher livremente a profissão, o trabalho, o lugar onde morar, as viagens a fazer, os cursos, as turmas, as festas, enfim, crescer! Tudo o que a maioria dos jovens faz em nossos dias e que, para nós mulheres, nem em filmes podíamos assistir!
Ser mãe sem culpas, ou cobranças, com responsabilidade, mas sem paranóia, sem exagero, sem martírio.
Vivo cantando em verso e prosa o “meu tempo”, agora deixa eu dizer também o que hoje é muito melhor e o quanto eu gostaria de ter vivido isso com meus vinte anos!
Duvido que fosse casar com dezoito e ser mãe aos dezenove!
Duvido que  fosse me aposentar como professora!
Das proibições não tenho saudades, nem das roupas feias, nem dos cabelos maltratados.
Além disso, hoje os cabelos são lindos, com tratamentos específicos para cada tipo, cuidados que nem sonhávamos em ter numa época de lavá-los com sabonete (depois surgiu o creme rinse) desembaraçar aos puxões e ainda fixá-los com cerveja para os penteados. Só quem nascia com cabelos bonitos podia ostentá-los, os demais passavam de feios a pavorosos.
E os dentes?! Hoje, os jovens têm dentes brancos, alinhados, gengivas cor-de-rosa, sorrisos maravilhosos! Até os velhos podem ostentar sorrisos assim, basta ver o elenco das novelas globais, velhos atores a trizes com dentes brilhantes, parelhos, branquinhos, à custa dos modernos implantes. A odontologia preventiva acabou com o país dos desdentados e nos fez suplantar muitos outros países do Primeiro Mundo, com seus dentes amarelos e envelhecidos.
Não dá pra negar, é muito mais fácil ser bonita e realizada hoje em dia!


Um comentário:

Elisabete Stolarski disse...

Verdade verdadeira minha amiga... eu também gostaria de ser jovem nos dias de hoje, mas com a sabedoria que os anos me deram, não com a inconsequencia destes jovens de hoje...