sábado, 19 de janeiro de 2013

GENTES



Calma. Eu sei que gente não tem plural, entendam como uma licença poética, portanto.
Preciso dizer que as pessoas são muito diferentes umas das outras, inclusive fisicamente.
Sou muito observadora, mais de comportamentos que de estética, mas ando na rua olhando para tudo e todos, numa busca inesgotável de entendimento do ser humano.
Se somos todos irmãos perante o Pai, como se explica o fato de um rapaz todo aleijado vender naftalina na porta de um banco, enquanto seus "irmãos" passam com os bolsos cheios e nem olham para ele?
Há pessoas com duas, três barrigas (às vezes de fora) e outras tão sequinhas que só se vê os ossos do bumbum na calça.
Morenas com cabelos loiros, muitas vezes com as raízes escuras. Agora, loiras de cabelos pintados de escuro não se vê. Por que será? Que necessidade de branqueamento é essa? Que juízo de valor envolve a cor da pele? Heranças de escravidão e do domínio europeu?
Minha netinha é uma fofa, mas o que mais as pessoas admiram nela é o cabelo lisinho, loirinho. Por quê?
As misses (Brasil e Universo) são quase sempre morenas.
Voltando às "gentes", vejo pessoas apressadas, fumando na porta dos bancos, cheias de papagaios vencendo e outras olhando vitrines, namorando bolsões da moda, calmamente. Isso só aqui no meu bairro.
Imaginem por este mundo afora. Gente nascendo, gente morrendo, gente casando, divorciando, discursando, sendo premiada, sendo presa, matando, roubando, namorando, estudando, viajando, comprando, vendendo, trabalhando, passeando, consultando, recebendo notícia boa e ruim, chorando, sorrindo, enfim, tudo ao mesmo tempo.
Será que Deus dará conta de proteger e amparar toda essa diversidade?
Não sei se a tal da globalização foi boa ou ruim. Alargou demais o universo e acabamos por ficar perdidos, sem parâmetros, onde tudo é possível e vive cada um por si.
Falando sério, minha cachorrinha tem atitudes e temperamento muito parecidos com o meu, mais até do que muito ser humano, inclusive do que muitos parentes - isso é grave!

Nenhum comentário: