terça-feira, 29 de setembro de 2009

MÃE MENINA

              Hoje faz trinta e sete anos que me tornei mãe.
              Lembro de cada detalhe daquelas trinta horas e quinze minutos de trabalho de parto, que culminou numa cesariana de emergência. Curioso é que do que menos lembro é da dor. Marcante ficou meu primeiro contato visual com aquele bebezão rosado, para mim o bebê mais lindo do mundo.
               Nada foi fácil para uma mãe menina, sem experiência nenhuma, atordoada de conselhos dos mais velhos (e todos eram), insistindo no difícil ato de amamentar e querendo fazer tudo sozinha. Sim, porque fiz questão de dar desde o primeiro banho nele sozinha em casa. E lia o livro do Dr. Delamare para qualquer problema e seguia todas as instruções do livro e da pediatra ao pé da letra. Talvez por isso, por toda esta minha determinação em fazer certo sem medir esforços, meu bebê nunca adoeceu. Com nove meses pesava doze quilos e me ajudava a me manter elegante, pois não era fácil carregá-lo ao colo. Caminhou antes dos dez meses e logo falou. E como era lindo...
               Tive mais dois filhos depois, igualmente emocionantes e maravilhosos, cada um com suas peculiaridades, todavia, do primeiro a gente nunca esquece. Tudo é novo, inédito, surpreendente!
                Luciano (é este seu nome) cresceu, sempre estudioso, travesso quando criança e comportado depois da adolescência, louco por mar, surfe, rock e filmes de ação e aventura, curioso com a vida e seus mistérios, compreensivo, companheiro. Fez vestibular para Medicina, passou, se especializou em cardiologia, foi atrás das melhores residências e hoje é o Dr. Luciano. Mas continua sendo o meu menino.
                Bom filho e bom pai, até condescendente demais com o levado Lucas, parecendo avô de tanto carinho, tanta tolerância, tanto "deixa pra lá, ele é criança".
                Trinta e sete anos atrás, a esta hora, eu estava na maternidade, assustada e ansiosa, sem saber bem como seria a minha vida dali em diante. Hoje eu sei que, depois de sermos mães, nunca mais seremos só nós mesmas, nunca mais.
                  Parabéns Luciano! Felicidades meu filho! Tomara que a vida ainda te reserve toda a felicidade que está te devendo!
                  Muitos beijos desta mãe que cresceu contigo, em todos os sentidos, e tem um orgulho imenso do ser humano que tu és e das tuas conquistas.

2 comentários:

Fernanda disse...

Parabéns Maria Luíza! Para o Luciano e para você, também!

É sempre tão emocionante reviver o momento do nascimento de nossos filhos...

Beijocas

Maria da Graça disse...

Parabéns, para ti e especialmente para o Luciano.
Me marcou o teu desejo te felicidades, para ele, achei muito oportuno para a minha Fernanda tb. Espero que a vida lhe dê toda a felicidade que está lhe devendo...Eu tb tenho um orgulho imenso de todas as conquistas dela.
E isso aí amiga, vamos torcer por eles.
Bjs