quinta-feira, 2 de junho de 2022

A MELHOR RELIGIÃO

 

Pois é, neste ano tivemos Carnaval em abril. Na verdade, nem deveríamos ter, pois a pandemia está apenas adormecida e, depois das aglomerações, deve estar até se espreguiçando para voltar a atacar. Mas a verdade é que houve e parece que tão ou mais concorrido que o dos anos anteriores.

Não sou contra, adorava Carnaval de salão e gosto de assistir na TV até sentir sono. As Comissões de frente, passistas e baianas são as alas que mais me empolgam. Não sou muito fã dos carros alegóricos, ainda que admire o trabalho e a arquitetura deles. Anos atrás, assistia também ao concurso de fantasias e até alguns bailes famosos, que nunca mais encontrei na programação da televisão.

Neste ano, a vencedora do carnaval do Rio de janeiro foi a grande Rio, cuja enredo era “Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu! ”.  Exu, segundo explicaram, é uma divindade presente nas religiões de matriz africana, sendo ele que faz a ponte entre os humanos e os orixás. Disseram que "Exu é quem abre os caminhos da gente, é quem traz a prosperidade, quem traz a fartura para a sua casa. Todo mundo cultua Exu na África pois Exu é um guardião de todos os orixás. Ele é o guardião da gente".

Bem, para mim que gosto do vermelho, achei tudo lindo. Só isso.

Estamos no século XXI. Nosso país, sob o manto cristão, sempre cultuou e praticou o espiritismo e as religiões de matriz africanas, como o candomblé e a umbanda. Proliferam também evangélicos das mais diversas igrejas no país. Acho isso positivo! Cada um sabe o que o consola e o que lhe dá forças para viver e resistir.

Sou católica, meu marido é espírita e a família da minha mãe era toda metodista. Sem nenhum atrito.

Infelizmente, em nosso tempo parece que há um retrocesso em algumas partes. Parece que toda flexibilidade e modernidade gera ódio e isso é muito ruim.

O Papa Francisco, por exemplo, mesmo procurando adequar o Vaticano aos problemas reais da humanidade, é execrado por muitos, por coisas menores. Enfrentou o clero na questão da pedofilia, deu um suporte incrível nos piores momentos da pandemia e agora tenta mediar a guerra na Ucrânia, mesmo sem conseguir muita coisa até agora.

Nossos problemas reais são a fome, o desemprego, o feminicídio, a pedofilia, os assaltos, as drogas, a corrupção, as injustiças sociais, a falta de saneamento, a poluição, a destruição do meio ambiente, o preço do gás de cozinha e dos combustíveis, o desvio de verbas e o mau uso dos nossos impostos.

Precisamos ter Fé, nunca é demais rezar, embora outras providências devam também ser tomadas.

Todas as religiões são boas, se nos transformam em pessoas melhores, mais tolerantes, mais solidárias, mais humanas.

Porque, sem dúvida alguma, a melhor religião ainda é o AMOR.


 

Nenhum comentário: