segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A LISTA



     Dia desses, acompanhando despreocupadamente a divulgação dos aprovados no vestibular e no ENEM, pensava no quanto de alívio sentira quando o filho caçula fora aprovado. Não que isso tivesse demorado, pelo contrário, o guri sempre foi “fera”, mas é que eu já vinha sofrendo desde o filho mais velho, passando pelo do meio, com ele já era a terceira vez, então não queria mais vivenciar aquela angústia, dedos e olhos apostando corrida no meio das letras, para ver quem primeiro identificaria o nome deles. Passava pelo nome, voltava, procurava pelo sobrenome e, quando não estivesse ali, precisava me recuperar em tempo recorde e assumir logo o papel da motivadora e da esperançosa, garantindo a eles que no próximo ano o nome com certeza estaria.
     A cena vivenciada por alguns desafortunados pais em Santa Maria, naquele Ginásio de Esportes com as quadras preenchidas pelos lindos corpos inertes, foi uma chamada às avessas, cada um rezando e suplicando a Deus que o nome do seu filho, da sua filha, do seu neto, do seu irmão, do seu amigo não constasse daquela lista macabra, envolta num véu negro de luto e dor.
     Quantas vezes aqueles pais ouviram alguém chamar pelo nome amado e familiar nas formaturas, nos prêmios, nos desfiles e aquilo soava como mel em seus ouvidos, orgulhosos progenitores do lindo rebento!
     Dessa vez era diferente. Cada nome chamado era seguido por um urro de dor, por um desfalecimento, o sangue fugindo nas veias, o coração descompassado, as entranhas revoltas pelo sofrimento imensurável. A mãe que ligou cento e quatro vezes para o celular do filho deveria estar ali...
     E a lista só cresce. Como numa segunda chamada da faculdade que eles iniciavam tão felizes, outros jovens risonhos, festeiros e talentosos vão se somando aos que jazem no cimento das quadras, sobre lonas pretas.
     Como serão tristes as formaturas desses cursos que ali se representavam para ajuntar dinheiro e comemorar muito no final do curso!
     Na lista (mais uma vez ela) de formandos, constarão muitos in memoriam.
     Que lástima!



PS.: A tragédia a que me refiro aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, na Boate KISS, na Cidade de Santa Maria , no Rio Grande do Sul, onde acontecia uma festa de estudantes universitários envolvendo diversos cursos. E onde para comoção de todos, faleceram no incêndio 233 jovens entre 16 e 30 anos, além dos que permanecem internados, alguns em estado grave.

Nenhum comentário: