sexta-feira, 9 de março de 2012

NOVA MODA ANTIGA



“Passar uma tarde em Itapuã
 ao sol que arde em Itapuã...”

Ou em Florianópolis, ou em qualquer cidade do sul do Brasil onde esteja fazendo esse verão estorricante e melado.
Vinha ouvindo essa linda música de Caymmi no carro, com o ar refrigerado no máximo e observando as pessoas que ousavam caminhar nessa hora mais quente da tarde.
Não faz muito tempo que escrevi uma crônica intitulada “A volta dos lenços e leques”. Pois hoje registro aqui a volta dos chapéus e sombrinhas, que foram tão usadas para chuva, mas, como o nome diz, originalmente devem ter sido concebidas para proteger as peles européias do sol.
Tenho vários chapéus e uso tanto na praia quando na cidade, dependendo do calor do sol e do horário. Enfeitados com flores, lenços, colares, eles, além de protegerem o rosto e a cabeça, compõem o figurino e nos destacam na multidão de bochechas incandescentes.
Sombrinhas ainda não usei, no entanto, já percebi que as lojas estão investindo em modelos leves, femininos, adequados ao sol. Muitas mulheres por aqui já aderiram à moda e tornou-se cada vez mais comum encontrá-las portando coloridas e delicadas sombrinhas para se proteger do sol.
Os homens há muito usam bonés, de longas abas. Aliás, só os mais jovens. Não sei por que, porém nunca encontrei um homem se protegendo do sol com um guarda-chuva. E olha que era peça obrigatória nos trajes masculinos de outrora.
Não entendo muito bem as voltas que a moda dá, sei que as tendências são cíclicas, no entanto difíceis de prever. Minha avó usou muitos chapéus, minha mãe menos e eu nunca usei, a não ser esses de palhinha, tipo praia mesmo. Agora, é quase impossível encontrar alguém sem chapéu na praia e multiplicam-se as sombrinhas nas calçadas.
Qual será a próxima moda a retornar?!



Nenhum comentário: