terça-feira, 5 de abril de 2022

BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO

  

“Todos cantam sua terra,
Também vou cantar a minha,
Nas débeis cordas da lira
Hei de fazê-la rainha;
 Hei de dar-lhe a realeza
Nesse trono de beleza
Em que a mão da natureza
Esmerou-se em quanto tinha.”

Casimiro de Abreu

Será preciso viajar, conhecer outros povos e lugares para dar valor à nossa terra-mãe?

Os poetas românticos exaltavam o Brasil, pintando suas cores com as mais belas palavras. Depois, os realistas e modernistas descreveram e pintaram, sobretudo, nossas mazelas. Que existem, é claro, como em quase todos os lugares.

Numa certa quadra da vida, eu lamentava não ter nascido na Europa. Continuo admirando o continente europeu, entretanto, não encontro naqueles belos países um povo mais cordial que o nosso.

Você já pediu informações num país do Primeiro Mundo? Se foi bem atendido, aposto que seu interlocutor era um imigrante.

Já experimentou cutucar um balconista ou alguém na estação de metrô, para chamar atenção e pedir alguma informação? No mínimo, a pessoa cutucada, mesmo bem de leve, certamente deu um salto, ou saiu correndo, ou fechou a cara.

Ah, mas no Brasil tem muito assalto! Será que em Paris não tem? Grandes cidade, cheias de turistas são mais visadas pelos assaltantes. Assim é no Rio de Janeiro, em Roma, Madri, Paris, Lisboa. Isso que eles não são tão pobres, nem passam por tantas necessidades quanto os daqui.

É certo que lugares bonitos existem em todo planeta, todavia, a natureza aqui caprichou E, em se tratando de um país com dimensões continentais, a diversidade é enorme! De clima, relevo, hidrografia, cultura, sotaque, usos e costumes. São vários brasis num só, sob uma só bandeira verde-amarela. Nosso país é tão extenso que João Pessoa (PB), por exemplo, fica mais próximo da África do que de Porto Alegre (RS)!

Já dizia Nelson Rodrigues que o brasileiro tem “Complexo de Vira-lata”. Segundo ele, este complexo alude à inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo.

Quantos jovens deixaram o país por conta desse menosprezo que as famílias, a sociedade e o ambiente escolar sempre enumeraram no Brasil, onde ninguém é honesto, todo mundo é preguiçoso, nas favelas só tem bandidos, as mulheres são imorais e por aí afora. Muitos deles morrem de saudades do Brasil e deixam a vida passar longe dos seus por um punhado de dinheiro, nem sempre bem aproveitado.

Aqui tem Carnaval. Tem futebol. Tem cantores sertanejos, funk, rock, samba e também música clássica, espetáculos de balé, peças teatrais, novelas maravilhosas! Nem é preciso sair do país para fazer turismo de qualidade, basta mudar de região. Os do Norte e Nordeste vêm conhecer o frio e a neve no inverno do Sul. Os do Sul fogem dos rigores do inverno indo se banhar nas águas mornas das praias nordestinas, em Bonito ou no Rio Quente, no centro-oeste. Pescarias no Pantanal, encontro das águas no Amazonas, lençóis maranhenses, mergulho em Fernando de Noronha, passeio cultural em São Paulo, a região mais povoada do país, ou visita aos pontos turísticos do Rio de Janeiro são excursões maravilhosas. Um passeio pelas cidades históricas de Minas Gerais, ou pelas praias do Espírito Santo, todos com seus pratos típicos é uma verdadeira festa. Na região Sul nem dá para citar tudo, senão o espaço seria insuficiente, mas as Cataratas do Iguaçu, as mais de quarenta praias em Santa Catarina e as cidades de Gramado e Canela já servem como uma grande viagem turística.

Este é Brasil. Que não faz guerras, não tem bomba atômica e preserva a paz e a democracia.

Orgulhemo-nos!


 

 

Nenhum comentário: