sábado, 28 de setembro de 2013

"ORA, DIREIS, OUVIR ESTRELAS?!"




Sim. E também o vento, a chuva, a lua, tudo isso é bem melhor do que ouvir gente que fala demais e não diz nada!
Minha vida é cíclica. No momento, cumpro um ritual cansativo e delicioso de ver desabrochar as novas gerações. Parece que estou "de retiro", enclausurada, com o ritmo normal em compasso de espera, adiando tudo, pisando leve, cantarolando, dando plantão na cadeira de balanço, relembrando histórias, trejeitos, falas e sentindo o coração se derreter qual chocolate no sol diante de sorrisos, beijos lambuzados e declarações de amor.
Só não quero ficar piegas demais para escrever. Porque sempre detestei textos autobiográficos e auto-elogiosos. As palavras têm que ter vida própria e, muitas vezes, chocar, surpreender, desafiar.
Cansei de falar nas minhas rugas, que, a bem da verdade, nem são tantas assim. Cansei de me queixar de desamor, até porque sou muito amada, sempre fui, mais até do que mereço.
Então, deixem-me contar das estrelas que acabei de ver. Elas sim são interessantes!
Aqui está um vento sul de dobrar figueiras. Assovia, bate portas e janelas, assusta. Depois de tantos dias de chuva e umidade, hoje o céu ficou azulzinho e a roupa secou na hora. O preço disso foi este vento demoníaco, com o qual não consigo me acostumar.
Agora há pouco, depois do banho, do chimarrão, do turno de babá encerrado, fui fechar a casa e, antes de puxar as cortinas, enxerguei o céu! Que maravilha! Vou ter que usar um chavão de letra de música, mas parecia realmente um manto escuro todo bordado de estrelas!
Pra variar, fiquei matutando... Vou agora para o computador, depois para a televisão e meu dia acabou. Quantas pessoas estarão assistindo este espetáculo de noite de dentro dos bares, dos restaurantes, dos shoppings, dos motéis, dos carros?! Será que essas pessoas vivem mais? Será que dormir, ficar em casa recluso não é desperdiçar esta breve vida?Quantas vidas, neste momento, estão fazendo coisas tão diferentes? Quem vive melhor? O que cansa, ou o que descansa? O que toma actívia para ir ao banheiro regularmente, ou o que dá gargalhadas nos botequins, ouvindo piadas, bebendo e fumando? O que madruga, ou o que curte a noite acordado? O que caminha de manhã cedinho, ou o que dança a noite inteira?Bem, vou passar a reflexão para vocês já que neste ciclo da minha vida, a novela das nove faz parte.
Ah, mas não deixem de espiar o céu. E ouvir as estrelas!


Nenhum comentário: