quarta-feira, 24 de novembro de 2010

UMA BORBOLETA

           Hoje de manhã cedinho, ao abrir a janela do quarto recebi uma visita inusitada. Sim, inusitada, pois já não é comum receber uma visita dessas, num apartamento cercado de prédios, barulhos, carros.
          Equilibrando-se mansamente na vidraça estava uma linda borboleta de listras pretas e amarelas, que abria e fechava as asas lentamente, como a se olhar no espelho e se sentir bonita.
          Depois de reverenciá-la como a um fóssil vivo, chamei Bruna para admirá-la, assim como a gente faz com animais e coisas raras.
          E se tratava apenas de uma borboleta. A que ponto chegamos...
          Uma coisa puxa a outra e logo aterrissei lá na minha cidadezinha, de uniforme curto, idéias longas e sorriso frequente.
          No jardim da nossa casa as borboletas eram abundantes. De todas as formas e cores.
          Naquele mesmo jardim argumentei muitas vezes com minha mãe e minha avó acerca dos meus "pretendentes". Elas não se conformavam que eu tivesse tanta predileção pelos "zé ninguéns", aqueles de famílias desconhecidas, pouco dinheiro e nenhum reconhecimento social. Queriam que eu levasse mais a sério os rapazinhos ricos, de boa família, que frequentavam a melhor sociedade, enfim, gente conhecida e, quem sabe, de futuro garantido.
          E eu não conseguia engolir aqueles papos bobos, aquela falta de cultura, aquela falta de sal. E preferia sempre os que escreviam bem, os que falavam bem, os que tinham ambição, os que tinham um ideal, os que beijavam bem.
         Casei , aos dezoito anos, com lindos olhos azuis e bela farda. Sendo o pai dos meus filhos e o avô dos meus netos, está fora de qualquer julgamento.
          Agora, com o facebook, estou tendo a oportunidade de saber por onde andam aqueles mocinhos que encantaram minha adolescência sem conseguir o aval da minha família. São hoje renomados advogados, brilhantes políticos, ricos fazendeiros. Eu estava certa. Meu faro era bom. E a vida é resultado das escolhas que fazemos.
         O que será mesmo que queria me dizer aquela linda borboleta?
          

Um comentário:

Celina disse...

Um bom dia, de muita paz, achei linda esta crõnica, bravo! sou uma pessõa muito transparente se eu não gostasse das tuas crõnicas eu não diria por educção domestica, mais nada diria,vc abraços. celina