sábado, 23 de abril de 2022

FAMA

 

O que é ser famoso?

É ser muito conhecido? Admirado?

“Fama é um Conceito formado sobre algo ou alguém; reputação, renome, celebridade. ”

Bem, segundo a definição, é preciso ter uma determinada reputação para ficar famoso. Entretanto, não é isso que vemos hoje em dia.

As redes sociais, a internet de modo geral, se especializaram em criar celebridades instantâneas e, pasmem, muitas ficam famosas exatamente pelos defeitos que têm.

Não vou aqui questionar emissoras de televisão, tampouco programas. No meu entender, cada um assiste o que quer, na sua TV, na sua casa e ninguém tem nada com isso.

Para ilustrar minha tese, vou me referir ao Big Brother, programa execrado por alguns e assistido por milhares. Não emitirei nenhum juízo de valor sobre ele, só quero me referir ao fato de que, nesta edição que está acabando, a emissora selecionou a metade dos participantes de anônimos e a outra metade de famosos. Entre os anônimos havia, entre outros, negros, pobres, uma moça com vitiligo, um travesti e uma professora bem pobrinha. Certamente todos ficarão famosos por um curto período de tempo, mas o povo votou para os anônimos saírem e os famosos ficarem. Nada de solidariedade com os mais necessitados, com as minorias, etc. Ganham os mais ricos, os mais bonitos e os mais famosos.

Leio que um certo vereador cometeu todo tipo de abuso sexual, inclusive com menores.  Não sei se será cassado, acredito que vão colocar para debaixo do tapetão, mas o que me causou surpresa foi saber que seus milhões de seguidores duplicaram depois do escândalo! Então fama é isso?!

E o mendigo que quer até virar deputado depois de fazer sexo com uma mulher casada? Está em todas as plataformas, sorrindo de orelha a orelha.

Em outra definição, encontro que “Fama é a apreciação favorável que o público tem do talento, habilidade ou saber de alguém. ”

Quem dera! Parece ser bem mais fácil ficar famoso pelas coisas erradas do que pelas virtudes de alguém.

Quando analisamos grande parte dos “influenciadores digitais” não tem como deixar de sentir uma profunda decepção com a juventude. Geralmente são pessoas vazias, sem nenhuma bagagem cultural, que se limitam a dizer bobagens, fazer dancinhas, caras e bocas deixando nossos jovens ainda mais carentes de uma boa formação. Formação essa que será muito necessária na vida profissional!

Fama instantânea dura muito pouco. E, quanto termina, não deixa nem rastro.

Nossos grandes escritores, pintores, músicos, artistas que viveram, alguns deles, numa época em que até a fotografia era escassa, se eternizaram sem serem famosos. Viveram como pessoas comuns, muitos trabalhando em outro ofício para sustentar sua arte e deixaram um legado eterno para muitas gerações.

O que será que esses “famosos” de hoje vão deixar para as gerações futuras? Hein?!


 

Nenhum comentário: