quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CADÊ O PAPAI NOEL?

              Parece até uma contradição. Não faz muito tempo que escrevi criticando estes costumes e a roupa do Papai Noel, com seu indefectível "HO-HO-HO". Agora pergunto por ele.
               Vocês perceberam que ele praticamente sumiu dos comerciais na TV? Raros produtos utilizam a imagem do "bom velhinho" e a maioria prefere falar de paz, de Amor, essas coisas.
                 Será sinal de quê esta mudança?
                 Terão finalmente descoberto que Natal só tem sentido para quem é cristão? Para quem acredita que Jesus nasceu neste dia e que é realmente o filho de Deus e o Salvador da humanidade?
                 Ou estarão tão apavorados com a violência e as calamidades naturais que resolveram pedir coisas mais essenciais para a Terra?
                  Havia uma música bem bonitinha que dizia:"como é que Papai Noel, não esquece de ninguém/ seja rico, seja pobre, o velhinho sempre vem."
                  Claro que era uma afronta às crianças pobres, que, desde que o mundo é mundo não ganham nada de Natal, nem comem doces maravilhosos, nozes, castanhas, nem bebem champanhe, nem usam roupas novas. Só que ninguém parecia se importar com isso.
                   Hoje, até o DVD de Natal da XUXA privilegia os "esquecidos" no natal, conscientizando as crianças e despertando-as para a solidariedade.
                  Nesse aspecto, ponto para o século XXI! Sou saudosista mas não sou bitolada e reconheço as coisas que melhoraram. O lixo reciclável, a consciência ecológica, a prevenção de doenças, a higiene das pessoas e dos alimentos, tudo isso é muuuuito melhor do que no meu tempo de criança. 
                  Agora quase todas as casas têm presépio, além da árvore de Natal. Bruna conhece cada personagem e interage com eles, uma gracinha!
                  O que está me preocupando é o emprego desses velhinhos gorduchos, de barba branca e olhos azuis. Espero não ter acabado com eles...

Nenhum comentário: