quarta-feira, 14 de agosto de 2019

NÃO PODEMOS NOS OMITIR!

                     A opção é evitar de ler essas manchetes escabrosas que, graças a Deus, hoje aparecem por aqui, mesmo para quem não tem o hábito de ler jornais.
                     Mas ignorar nunca foi uma boa opção para quem quer mudanças.
                     Você faria vista grossa para uma traição do seu cônjuge? Para um empregado que está lhe roubando? Para quem está corrompendo ou abusando de seus filhos? Então, como pode fazer isso em relação ao seu país?
                     Imagino que pense que não tem forças para mudar nada e que deve deixar que os "lá de cima" resolvam por você. Afinal, você votou neles como seus representantes, não é mesmo?
                     Preste atenção, seus representantes estão sendo massacrados pelos contraventores, por aquela infinidade de representantes dos mal intencionados e dos ingênuos, dos ignorantes, dos que votam em troca de qualquer presentinho, de quem faz voto de protesto e elege imbecis, de quem nem se lembra em quem votou, só recebeu o santinho e digitou na urna eletrônica, que já estava preparadinha para eleger aquelas imundícies.
                    Os caciques da contravenção estão presos, ou com o rabo preso pela Operação Lava Jato - a única esperança de limpar a sujeira que esses governos de esquerda deixaram nas nossas instituições e no nosso país.
                     Indiciado em 10 processos, condenado em dois, desde que prenderam o chefão Lula os vermelhos estão como vermes no inseticida, se debatendo, vociferando, querendo desacreditar a lei e os que lutam por ela. Desde vagabundos sem terra e sem vontade de plantar nada até reitores cooptados com o comunismo da América Latina, adoradores de Tchê Guevara, passando por estudantes sem livros e sem cadernos, apenas com tinta para pichar, maconha no bolso e palavras de ordem que nem sabem o que significa, toda essa corja está rebelada constantemente, porque não podem admitir perder as regalias, a supremacia, a "liberdade" de fazer o que quiserem às custas do trabalhador honesto e de quem "não quer se incomodar".
                    O bandido se revolta contra o Juiz, o corrupto julga o Procurador, as escutas telefônicas de quem defende a lei são julgadas culpadas, enquanto as do PCC e do Adélio não podem ser divulgadas, mesmo que aquelas tenham sido adquiridas por um estrangeiro banido de seu país e que as recebeu de contraventores. E quem julga tudo isso aceitável são os Ministros da mais alta corte, obviamente nomeados pelo PT e devendo a ele lealdade até o fim.
                     Não podemos ficar de braços cruzados vendo um Renan Calheiros, tantas vezes corrupto e processado, ofender Sérgio Moro! Vendo o Pacote Anticrime de Moro, que limparia de vez a sujeira do país, ser cada vez mais desfigurado.
                    Como ignorar que estão acusando e julgando Deltan Dallagnol, cujo crime foi o de tentar nos livrar da corrupção?!
                     Haddad indiciado, Manuela fugindo, era essa chapa que eles queriam eleger?!
                     Tudo que está sendo feito tem um único propósito - soltar Lula.
                      Porque Lula solto é o fortalecimento do Brasil/Venezuela, da ruptura com os Estados Unidos e a aproximação de Cuba, da Venezuela e do que há de mais podre na América Latina e no mundo.
                      A opção é não ler, não se preocupar, deixar correr...
                      Desculpem, mas essa não é uma opção.
                      Só o povo honesto e trabalhador pode ajudar o Governo, a Lava Jato e quem está tentando nos livrar da roubalheira que nos afundou, que sucateou nossas escolas e hospitais, que envenenou nossos estudantes, que corrompeu nossos valores e nos transformou num país de ninguém, onde tudo pode desde que os chefes estejam bem servidos.
                       Pense nisso e não se omita!




sábado, 10 de agosto de 2019

MAIS UM DESABAFO DE UMA BRASILEIRA.

                  Sinto-me na obrigação de divulgar coisas importantes que acontecem em nosso país.
                  Não sou jornalista, mas leio jornais todos os dias, além dos jornais digitais e de muita informação em sites que confio.
                 Sei que existem pessoas com problemas sérios na família, doenças e que não tem motivação para fazer esse trabalho, nem se importar com as marchas e contramarchas do governo e seus opositores. Eu mesma estive vários dias afastada cuidando da minha mãe.
                  Na verdade, gostaria de me dedicar a outros assuntos bem mais prazerosos, deixando a quem elegemos tomar as rédeas do nosso país. Acontece que a esquerda não sabe perder, não se conforma em deixar o poder, se apavora com tudo o que fizeram de errado e que está sendo descoberto e por isso não para de infernizar um só dia o atual governo.
                   Políticos corruptos e interesseiros querem deixar tudo como está, pedindo mais e mais verbas e regalias.
                  Reitores querem que o povo acredite que sem a lavagem cerebral esquerdista que davam nos universitários a qualidade do ensino ficará prejudicada.
                Bolsonaro tem suas limitações, sua truculência, mas é claro que tem que se irritar com as provocações constantes da imprensa e da esquerda.
                   Lula não é inocente e Marielle morreu.
                   Bolsonaro ganhou as eleições e tem muito apoio popular.
                   O exército vem asfaltando e construindo estradas Brasil afora.
                   Tem muita ONG esperneando porque vai perder a mamata.
              Muito parasita da ditadura recebendo dinheiro, às vezes por histórias mal contadas.
                 Temos Ministros da Suprema Corte cooptados com bandidos da esquerda e com rabo muito preso na corrupção.
                Teríamos tanta coisa boa e linda para fazer e precisamos ficar governando junto.   
            Nunca o povo precisou participar tanto de um Governo para atestar sua legitimidade!
                   Nunca foi tão difícil arrancar esses corruptos do Poder!
                   Tudo porque somos democratas e estamos fazendo nosso papel de cidadãos.
Talvez eles preferissem uma Ditadura Militar, para poderem se queixar mundo afora e depois viverem o resto da vida com salários polpudos da Anistia (já tem tantos fazendo isso!).
              Liberdade de expressão só vale se for para os impropérios que os petistas vociferam. Tudo o mais é censurado.
                   Eu queria tocar piano, fazer doces para os pais, ler meu livro...
                  Mas quando penso naqueles cantores, com as burras cheias pela Lei Rouanet, fazendo shows para gritar pela soltura do Lula... acho que tenho o dever de abrir os olhos de quem ainda enxerga pouco, ou não se interessa, ou acha que sempre terá alguém para gritar por si.
                 Por que os filhos do Bolsonaro, todos formados, com profissões não têm o direito de exigir saber quem mandou matar o pai deles?!
               Se Bolsonaro é tão ditador como apregoam, porque não exigiu a quebra do sigilo telefônico dos advogados do Adélio?!
                Imaginem se todos trabalhassem a favor do Brasil que maravilha seria!
                Ou se pelo menos não atrapalhassem tanto!!!
                Triste ver uma juventude cheia de maconha reclamando do agrotóxico na verdura que eles nem comem...
                Citando líderes sanguinários que aprenderam na Universidade a idolatrar...
            Imaginando que só quem é da esquerda pode se considerar culto, moderno, engajado... quando o oposto é tão mais viável...
              Jean Wyllys e Manuela D'Ávila se escafederam pela Europa quando sentiram a areia movediça sob seus planos torpes. Mil fotos demonstram claramente a ligação do jornalista estrangeiro e dos hackers com a cúpula da esquerda e, mesmo assim, os Ministros indicados pelo PT defendem os contraventores e querem, com isso, proteger os criminosos acusando os que defendem as leis.
            Minha admiração irrestrita a Sérgio Moro, que poderia brilhar em qualquer Universidade do Mundo e vive aqui sem liberdade alguma, sempre na mira dos contraventores.
                 Palmas ao jovem idealista Deltan Dallagnol que sempre procurou seguir as leis, banir a corrupção, prender os corruptos. E por isso é condenado, porque não poderia combinar com seus colegas os passos das ações contra a contravenção.
                  Tanta coisa errada... tanta roubalheira... tanto desvio de verbas públicas...
                  Querem fazer crer que a Amazônia era virgem até o novo Governo assumir, que ninguém desmatava, ninguém usava agrotóxicos nas lavouras.
                  O assassino da filha e a assassina dos pais saem da cadeia para celebrar o Dia dos Pais... e a esquerda apoia, é claro! E ofende um Padre que se manifestou contrário a essa comemoração espúria dos assassinos numa data tão significativa para as famílias.Tudo o que é errado eles apoiam!
                E os negros, os gays, os trans e seja lá mais o quê acreditam em tudo o que gritam nos palanques, como se o Governo tivesse tempo de se preocupar com quem eles levam para a cama ou com suas preferências sexuais!
                Amigos brigando porque uns não querem enxergar, não aceitam divergir, não possuem argumentos e batem eternamente na tecla da inocência do Lula - condenado em duas instâncias e réu em mais 6 processos!!!
                É meus amigos, nosso país está fazendo bonito nos Jogos Pan Americanos. Oxalá deixem o Governo trabalhar em paz para devolver os empregos e a dignidade ao nosso povo. Porque só trabalho dá dignidade, esmola não.
                    A inflação já foi a menor em 5 anos. E foi a Globo que noticiou!
                 Quem sabe eles cansam e a gente consegue prestar atenção nas flores, nas crianças, na música, nos livros.
                    Tomara!




quarta-feira, 7 de agosto de 2019

ESTRANHA GEOMETRIA


Já tentei estratificar os seres humanos de diferentes formas. Primeiro achei que nossa vida era circular, que as pontas acabavam se tocando novamente. Depois, encontrei mundos paralelos correndo sem se tocar, totalmente independentes e distintos. Fiz também a conhecida pirâmide social e agora tento novamente identificar a forma das minhas atuais concepções sobre esse ser tão complexo e esquisito que se chama homem, humanidade, pessoas.
No mesmo planeta, no mesmo Continente, no mesmo país, no mesmo estado, na mesma cidade, no mesmo bairro, na mesma rua, no mesmo prédio existem pessoas absolutamente distintas, como se pertencessem a outro mundo bem diferente do nosso. Diferenças abissais de concepção de mundo, de modo de viver, de se comportar, de reagir coabitam inclusive na mesma família e quiçá na mesma casa.
Estendendo um pouco a régua encontramos pessoas que fazem tudo certinho, pagam suas contas, rezam, respeitam o semelhante, cuidam do planeta e dos animais vivendo, ao mesmo tempo e às vezes até com certa proximidade, com pessoas totalmente ao contrário, desonestas, mal educadas, agressivas, relaxadas.
Já parou para pensar que no seu mundo vivem pedófilos, assassinos, traficantes, corruptos, gente capaz de matar por qualquer coisa, de abusar e espancar crianças, de judiar de idosos, de torturar, sequestrar, maltratar animais, de jogar lixo nas ruas, nos bueiros, nas calçadas?!
Como uniformizar a vida na terra se existem diferenças abissais entre os seres que a habitam? Como governar para todos se existem milhares nesse todo com objetivos e valores tão díspares?
O sol nasce pra todos, a chuva cai em todos os lugares, a natureza não faz distinção e abriga o bom e o mau, o justo e o transgressor. As grandes calamidades naturais, inclusive, costumam atingir os bons; nunca se viu, por exemplo, um terremoto, uma avalanche, uma enchente destruindo presídios de segurança máxima ou morros apinhados de bandidos.
Você, que está lendo esse texto agora, certamente está num lugar seguro, tem boa índole e nunca fez mal a ninguém. Pois bem perto de você pode estar gente completamente diferente, até de expressiva beligerância e periculosidade, gente que só espera uma oportunidade de enganar alguém, ou fazer mal aos outros. E convivemos tão próximos, sem chances de criar um mundo ideal, onde só pessoas como nós, com os nossos valores e as nossas atitudes pudessem se avizinhar.
 Não se trata de estratificação social, nem de considerar saldos bancários de ninguém. A pior diferença entre esses mundos está no caráter, na covardia de quem mata, maltrata, assalta, estupra, polui.
Seria muito bom se a gente pudesse criar um mundo à parte, onde esses maus só pudessem conviver entre eles e fazer as suas maldades com os seus iguais.
No outro mundo, as crianças poderiam andar tranquilas e seguras nas ruas, os velhinhos também, os animais teriam casa, carinho e comida, nenhum homem mataria a mulher que não lhe quer mais, ninguém brigaria no trânsito, o lixo seria reciclado e reaproveitado, nada de drogas, nada de armas e livros em profusão!
Este seria o mundo ideal. Utopia? Certamente. Mas sonhar, pelo menos, ainda é permitido.




quarta-feira, 10 de julho de 2019

DOMÍNIO DE CLASSE


O curso de Magistério, quando bem feito, é muito importante para quem quer ser professor. O de Pedagogia também. Porque não basta o professor saber o conteúdo da disciplina que ensina, ele precisa saber transmitir seus conhecimentos aos alunos, precisa saber avaliar corretamente e, sobretudo, precisa ter domínio de classe.
O professor que não possui domínio de classe fala para as paredes, perde tempo acalmando os mais barulhentos, apartando brigas, dando explicações desnecessárias, repetindo mil vezes a mesma coisa. É como alguns pais que gritam o dia todo e os filhos nem ouvem mais, de tanto repetirem ameaças que nunca são cumpridas.
Os professores nunca foram tão pouco valorizados e nunca ganharam tão mal. De maneira geral, nunca foram tão mal preparados também. Não sabem conter a disciplina, confundem autoridade com autoritarismo, avaliam nas provas aquilo que nem souberam ensinar, não se envolvem com a totalidade da vida escolar, restringindo-se ao tempo em que está ministrando aula. E o resultado é uma educação cada vez pior, menos abrangente, menos eficaz.
Se a criança passa o recreio sozinha porque que os coleguinhas não querem brincar com ela, ou com ele, é assunto para o professor mediar e resolver sim! Principalmente nas séries iniciais, o professor é responsável (ou deveria ser) por todas as experiências da criança na escola. Não será apenas um fiscalizador de recreios que deverá mediar, mas o professor que conhece as crianças e pode modificar o comportamento delas.
Se os alunos na fase difícil da pré-adolescência formam grupinhos, se ofendem, se agridem é assunto para todos os professores interferirem e procurarem resolver, porque eles não estão ali apenas para despejar conteúdo e os estudantes para encher cadernos e apostilas. Uma vida integral se passa dentro dos muros da escola e há que existir professores capacitados para atender a demanda da idade, além do conteúdo da sua disciplina.
Ontem, minha neta voltou chorando de uma Gincana na escola. Uma escola renomada, particular. Disse que as outras turmas cantavam versinhos com palavrões ofendendo as turmas rivais e que os próprios colegas se ofendiam nos jogos, menosprezavam quem errava nos esportes, enfim, um ambiente que de festivo se tornou hostil. E cadê os professores responsáveis? Os mediadores? Os orientadores?
A outra pequena, que recém saiu da Educação Infantil, contou-me que fica sozinha no recreio porque ninguém quer brincar com ela e ela não sabe brincar sozinha. Valha-me Deus! Como podem deixar isso acontecer?!
Sabemos que as famílias estão deixando muito a desejar na educação dos filhos. Mais uma razão para os professores se esmerarem em suprir essa falta! Ah, não quer fazer mais do que a obrigação? Mude de profissão então! Educação é integral ou não é! Ninguém é obrigado a ser professor, no entanto, quem se sente realmente vocacionado para o magistério deve saber que esta é uma missão importantíssima e que não é para qualquer um.
Em Hiroshima e em outras cidades do Japão, assisti muitas turmas passeando, visitando museus, castelos e parques e fiquei admirada do comportamento deles. Um só professor, os homens de terno e as professoras de roupas bem comportadas, meias finas, sapatos fechados e turmas imensas uniformizadas e silenciosas, atentas a  qualquer palavra do professor, entrando em trens, metrôs, sem causar o mínimo transtorno. Num parque de Hiroshima uma professora de meia idade, pequenininha, comandava uns duzentos adolescentes. A uma palavra dela todos sentaram na grama e ficaram ouvindo as explicações atentamente, até que ela os mandou levantar com um pequeno gesto de mão e eles já formaram a fila para entrarem no museu. Nem uma palavra lá dentro, fazendo anotações, murmurando dúvidas, realmente uma coisa de outro mundo para nós.
São essas atitudes que o brasileiro deveria procurar imitar, já que adora copiar coisas erradas de outros países.
Gostaria que este texto chegasse aos educadores e que eles refletissem sobre a sua atuação e sobre a profissão que escolheram.


 











segunda-feira, 8 de julho de 2019

VONTADE DE SENTAR E CONVERSAR...


Ainda faz frio, mas tem um sol bonito. Pelo menos lá fora...
Aqui dentro, diante de tantos problemas, o dia está mais nublado.
Não é nada fácil administrar todos os prestadores de serviço da minha mãe de 100 anos. Além de muito dispendioso tem as rixas internas entre eles, o que é bem desgastante.
Minha netinha caçula cada vez que vai para a escolinha pega uma nova virose dos outros bebês. Assim, acaba ficando mais comigo e ainda doentinha. Por conta disso, não consigo retornar às aulas de Pilates que me fazem tão bem.
Hoje meu neto mais velho completa dezesseis anos. É o único homem dessa geração de netos e sempre foi muito amoroso, carinhoso, presente. Não reagiu bem à separação dos pais, muito mal orientado pela mãe ressentida e, para completar, arranjou uma namorada que o manipula e reza na cartilha da mãe dele, afastando-o do pai e de toda a família paterna, que sempre o amou e protegeu. Pela primeira vez, desde que ele nasceu, não iremos comemorar seu aniversário lá na Bisa. Isso me entristece bastante.
Olho para o meu piano com vontade de tocar e sempre com outros serviços chatos me esperando.
Meu romance está parado, à espera de um clima, uma paz, um sossego que não estou conseguindo.
Tive tantas desilusões com a política do país... com amigos que desfizeram amizades da vida toda, por conta de ideologias burras. Não sou filiada a nenhum partido político, minha bandeira é a da anticorrupção, da honestidade, da lisura e vejo que o atual governo tem tentado limpar a sujeira deixada pelos governos anteriores e está tendo enormes dificuldades, resistências dos beneficiados e também desses fanáticos que preferem continuar sendo roubados desde que seus líderes não sejam desmascarados e presos. Isso tudo me revolta e me entristece.
Nunca mais viajei... parece que a minha vida não me pertence mais... é uma sensação de utilitarismo, de pau para toda obra, de que sem mim nada funciona e não posso me dar ao luxo de fazer o que eu queira, na hora que me aprouver. Aliás, acho que nunca pude. Primeiro porque trabalhava fora, depois porque assumi o cuidado dos netos e agora porque preciso ficar ao lado da minha mãe.
De vez em quando, sinto vontade de ter meus filhos aqui comigo, onde sempre foram amados, respeitados e considerados. É muito triste ver que nem sempre isso acontece depois que eles batem as asas... e como dói vê-los injustiçados, ofendidos ou magoados por quem deveria amá-los, pelo menos tinha sido esse o propósito inicial. A fruta nunca cai longe do pé e as pessoas são sempre produto da educação que tiveram e dos exemplos que tiveram em suas casas. Por isso é tão importante conhecer bem, conviver com as famílias antes de pensar em ficar junto. Pena que os jovens de hoje sejam tão imediatistas. Por isso os casamentos duram tão pouco e quem sofre são sempre os filhos, enchendo os consultórios dos psicólogos e psiquiatras para tentarem se ajustar às ausências e às brigas de quem os colocou no mundo.
Bom, o papo está bom mas o dever me chama, está sempre me chamando, uma tristeza isso...
Amanhã conversaremos mais. Obrigada por me ouvirem/lerem.


domingo, 7 de julho de 2019

PORQUE ANDO AUSENTE DAQUI...


Num domingo frio de Inverno, circulando freneticamente pelas redes sociais ( o que mais tenho feito nos últimos tempos), deparei-me com o silêncio do meu Blog, o porta-voz da minha literatura e da minha essência.
Se ele está calado é porque estou muda, por mais que escreva e vocifere. Palavras que não saem dos recônditos da alma e não refletem quem eu sou. Apenas palavras. Nada mais.
Tenho travado batalhas difíceis, que ficam em luz baixa para dar luz a assuntos de interesse coletivo. De todas as lutas, a visão é certamente a pior. Raios de um sangue que jorrou e inundou a retina deixam minha visão poluída, com nuvens e coágulos difíceis do olho assimilar. E eu vou desviando deles e encontrando as letras e formando as palavras que preciso escrever para não sufocar e preciso ler para me transportar ao mundo mágico da leitura,o que é vital para mim.
Minha mãe fez 100 anos e conseguimos festejar. Com ela lúcida, curtindo as presenças, gostando da festa. Não é pouca coisa. É muito. Apesar disso, dia a dia os anos vão cobrando seu pedágio e eu vou acompanhando bem de pertinho a vela da vida queimando e ficando pequenininha, bruxuleando ao vento dos dias, quase apagando e depois cintilando vigorosa outra vez, ainda que num toquinho pequeno, com muita cera queimada em volta.
Não me reconheço mais nos espelhos, sou uma estranha para aquela imagem que eles me devolvem. Às vezes pareço encontrar a minha avó neles, em outras minha irmã mais velha, mas eu mesma só me encontro longe deles, aqui, no meio de todas essas letras.
Sinto uma saudade doída do filho distante, que procuro sublimar, deixar guardada no cantinho das dores, pesando em tudo o que os ditos de autoajuda  proclamam, como se bastasse para um coração de mãe  saber que o filho está feliz, está realizado, está fazendo o que gosta, blá, blá, blá. Meu coração só entende a linguagem do abraço, do beijo, da voz, da risada, da conversa, do olhar, da presença. O resto são consolos, paliativos diante do que não se pode mudar.
Netos prendem, cansam, bagunçam, gritam, exigem, todavia, são eles que conseguem erguer os avós, dar-lhes vida, fazendo circular nas veias o sangue verde da esperança, apagando o desencanto, deixando bonito o que os adultos enfearam. Netos são preciosos. Crianças são preciosas, pena que poucos se deem conta disso e as apressem para crescer, muitas vezes até queimando etapas, atribuindo responsabilidades e antecipando uma fase adulta para a qual eles nem estão preparados ainda.
Quero voltar a andar por aqui, quero publicar e republicar textos importantes, porque já contribuí o quanto pude para conscientizar pessoas sobre nossa difícil realidade política, no entanto, também e importante pensar a vida, refletir as relações, analisar comportamentos, pensar sobre assuntos vitais para nós enquanto humanos, enquanto homens e mulheres, enquanto pais, avós, amigos.
Espero contar com meus fiéis leitores e, quem sabe, conquistar outros mais, para que leiam algo que procura falar diretamente para sua parte mais importante, que é a alma, o espírito, a parte vital e fluida que justifica nossa existência terrena.
Um bom dia a todos! Curtam sua família, seus amores, sua companhia, seus livros, suas comidas prediletas, o frio que mata os insetos e adia as doenças do mosquito, enfim, procurem formas e motivos para descansar e ser feliz neste dia ensolarado e gelado de domingo no sul do Brasil.